A importância da definição de processos para o sucesso da sua empresa

Imagine-se como o dono de um restaurante de um único prato. Você investe na compra dos ingredientes, mas, na hora de servir, os clientes ficam insatisfeitos. 

Um prato vem com mais arroz, outro, com menos feijão, e ainda há aquele em que a porção de carne é diminuta — um verdadeiro caos. O problema está no preparo das refeições, na montagem dos pratos ou na definição de processos?

Esse exemplo mostra a importância que a definição de processos tem para o sucesso de um negócio. 

Procedimentos corporativos bem-definidos promovem a melhor utilização dos recursos da empresa, facilitam o treinamento dos novos funcionários e permitem o acompanhamento por meio de indicadores de desempenho. Independentemente do porte da sua empresa, você deve enxergar a importância deles.

Continue a leitura e saiba mais sobre a importância da definição de processos para o sucesso da sua empresa.

Defina os processos o quanto antes

Em empresas de pequeno e médio porte, é comum que o fluxo de trabalho seja estabelecido sem a definição clara de processos. 

A quantidade de funcionários e a proximidade entre eles faz com que as tarefas sejam realizadas sem problemas maiores. O fato é que, diante do crescimento da empresa, você tende a perder o controle sobre a forma como o trabalho é conduzido por causa da falta de processos definidos.

Se você ainda não definiu seus procedimentos, esse é o melhor momento para desenvolvê-los. A criação de fluxos de trabalho ajudará a estabelecê-los, evitando futuros gargalos.

A implantação de um software ERP, que faz o planejamento dos recursos da empresa, por exemplo, pode ajudá-lo na organização e no acompanhamento das atividades internas do seu negócio. Por isso, defina-os o quanto antes.

Crie uma estrutura para operar com eficiência

É muito difícil fazer com que dois funcionários executem uma mesma função de modo parecido. A definição de processos é a ferramenta necessária para fazer com que eles tenham essa sintonia.

O fluxo de trabalho pode ser criado em várias escalas, desde as individuais até as coletivas. Isso possibilita o controle e a visão dos processos do negócio, além de segurança e consistência quando houver rotatividade de funcionários.

A operação de um negócio cuja estrutura de processo não está estabelecida pode ser dispendiosa quando surge a necessidade de corrigir erros e gerenciar os danos causados por eles. Por isso, crie a estrutura necessária para operar a sua empresa com a eficiência que possibilita os resultados desejados.

Facilite a criação de metas e indicadores de desempenho

A definição de processos também facilita a criação de metas. Quando se sabe o tempo necessário para se executar uma tarefa, torna-se mais fácil visualizar o desempenho que cada funcionário pode alcançar. 

Essa informação é valiosa, pois você pode utilizá-la no estabelecimento de metas individuais e de equipe, que podem ser atreladas a um programa de incentivos ou benefícios.

A soma dos processos e metas também possibilita outro ganho para a empresa — os indicadores de desempenho. 

Saber o quanto cada funcionário colabora para os resultados da empresa é fundamental para identificar quais deles estão rendendo ou não, bem como os mais esforçados. Torna-se possível, desse modo, visualizar as áreas que mais contribuem e aquelas que enfrentam gargalos.

Estruture o treinamento dos novos funcionários

Métodos corporativos bem-definidos tornam ainda mais fácil o treinamento dos novos funcionários. 

Em vez de recorrer sempre ao tempo e ao conhecimento do funcionário mais antigo ou rentável para a empresa, o treinamento poderá ser aplicado por meio de apostilas, ensino a distância, vídeos e outros recursos. Se os procedimentos estão definidos, não há outro modo de executá-los, portanto, os funcionários tendem a aprender mais rapidamente.

Você notou como a definição de processos está ligada ao sucesso da sua empresa?

Deixe o seu comentário, a seguir, e conte-nos como estão estabelecidos os processos no seu empreendimento!

Comments (6)

  1. […] das atividades realizadas e do momento em que ela vive. É aí que entra uma auditoria contábil, processo que verifica a precisão de todos os controles […]

  2. […] os processos que acontecem durante o cotidiano corporativo definem qual é a função de uma empresa no mercado. […]

  3. […] falta de planejamento é uma das principais razões de negócios fecharem. Esse é um fator que impacta investimentos, a […]

  4. […] que está tomando grandes dimensões no mercado. Assim, as empresas podem concentrar-se em seus processos sem se preocupar com a elaboração de tal […]

  5. […] os procedimentos corporativos bem-definidos, sobretudo os processos administrativos financeiros — como contas a pagar, contas a receber, […]

  6. […] planejadas. Para que isso ocorra, no entanto, algumas atitudes são fundamentais para organizar os processos. Assim, o líder pode se dedicar mais à gestão e menos ao […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This