Entenda qual é a importância da contabilidade para as empresas de uma vez por todas

A área contábil de um negócio é repleta de burocracias, o que a torna um setor pouco atrativo para muitos. No entanto, a empresa que não entende a importância da contabilidade, certamente está fadada ao fracasso.

Por qual motivo podemos afirmar isso com tanta certeza? Quais as principais funções da contabilidade? Que benefícios ela proporciona para as empresas?

Se você quer saber a resposta de uma ou de todas as perguntas acima, continue lendo este artigo e descubra a importância da contabilidade nas empresas de uma vez por todas!

A importância da contabilidade

A contabilidade é uma grande ferramenta que auxilia a administração a tomar decisões, afinal, é sua função avaliar se os investimentos da empresa estão tendo retorno ou se estão estagnados.

Já parou para imaginar como seria não saber se o seu negócio tem disponibilidade de recursos suficientes para pagar os colaboradores e fornecedores?

É por meio da contabilidade que você identifica os setores que mais consomem recursos, atuando para minimizar os custos e aumentar a margem de lucros.

Além disso, muitas são as condenações fiscais, civis e penais ocasionadas por irregularidades no setor contábil de um negócio. Nessas situações, surge a importância de um enfoque na auditoria como complemento da contabilidade nas suas mais variadas áreas.

As principais funções da contabilidade

O trabalho de um contador é coletar todos os dados econômicos, mensurar de forma monetária e registrar as informações em forma de relatório ou comunicados. 

Dessa forma, todos os dados obtidos deverão ser considerados antes da tomada de decisões importantes.

Entre outras coisas, é papel da contabilidade:

  • ser responsável pelo departamento fiscal e contábil;

  • oferecer controle financeiro e econômico para empresa;

  • explicar os relatórios (que são extremamente técnicos) para gestores e administradores;

  • facilitar o acesso às linhas de créditos — podem ser com bancos ou fornecedores.

Esses são apenas alguns exemplos do quão complexa e importante é o papel da contabilidade para as empresas. A seguir, você conhecerá suas principais vantagens. Vamos lá?

As vantagens da contabilidade para as empresas

Os benefícios da contabilidade são muitos, contudo, listamos agora três vantagens principais.

Previsão dos lucros

Com os dados fornecidos pelo departamento contábil, o empresário pode obter uma previsibilidade sobre os lucros que o seu empreendimento terá em períodos específicos do ano. 

Com essas informações, será possível se planejar melhor, mudar planos e analisar quando será o melhor momento para um investimento mais significativo.

Possibilidade de se preparar para imprevistos

Se as informações ajudam o gestor a saber o melhor momento para investimentos, também auxiliam na preparação para imprevistos. 

Com dados concretos fornecidos pelo time contábil, e estes sendo utilizados na tomada de decisões, é possível saber momentos que requerem mais capital para situações emergenciais, facilitando o acesso às linhas de crédito, mitigando os impactos.

Utilizando comparativos de meses anteriores, o gestor não será pego de surpresa, nem precisará mexer no principal para cobrir imprevistos do dia a dia. E como imprevistos, podemos considerar questões como:

  • quebra de equipamento;

  • atraso de pagamento por parte dos clientes;

  • antecipação de pagamento de fornecedores.

Previsão de crescimento

Saber se o empreendimento terá um crescimento significativo num curto ou médio prazo é essencial para planejar estratégias ou mesmo buscar potenciais parceiros e investidores. 

Com dados seguros e confiáveis, outros empresários estarão mais propensos a investir no seu negócio e impulsionar o seu crescimento.

Agora você já sabe a real importância da contabilidade para as empresas. Se você é gestor, garanta que o seu time contábil seja formado por profissionais competentes e motivados e busque uma consultoria especializada. Quanto mais estruturado o setor, maior será o seu lucro, melhor será o seu investimento e menor o desperdício.

Achou o artigo interessante? Quer saber mais sobre este e outros assuntos relevantes? Então siga nossos perfis no Facebook e no Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This