4 dicas práticas para redução de custos nas empresas - Blog da MG Auditoria, Consultoria e Contabilidade
4 dicas práticas para redução de custos nas empresas

A redução de custos nas empresas é um desafio enfrentado pelos gestores e empreendedores de todos os setores. Afinal, não adiantará investir no planejamento e implementação de estratégias de crescimento e aumento de lucratividade se os custos não estiverem controlados. E o mais importante é conseguir esse equilíbrio entre custos e lucros sem comprometer a qualidade do produto e/ou serviço oferecido.

Vivemos em um mundo competitivo, no qual as pessoas podem escolher o que consumir entre dezenas de opções. Por isso, é interessante que os gestores estejam atentos não só em garantir uma margem de lucro maior a partir da redução de custos, mas também ao que é oferecido aos consumidores. Além do mais, com os custos controlados, o valor final será muito mais competitivo, estimulando ainda mais as vendas.

Se você tem dúvidas sobre como reduzir os custos na sua empresa, confira as 4 dicas que listamos abaixo e comece a colocá-las em prática agora mesmo!

1. Analise os custos atuais

Para identificar os custos que podem ser cortados ou mesmo diminuídos, a melhor maneira é começar analisando a situação da empresa para saber exatamente no que o dinheiro está sendo gasto.

Para facilitar essa etapa, o indicado é que todas as planilhas financeiras estejam atualizadas e, se possível, com categorias separadas. Assim, será mais fácil identificar quais são os tipos de custos mais recorrentes, como também os setores que mais gastam.

2. Renegocie o que for necessário

Muitas vezes, para conseguir diminuir os custos é necessário entrar em contato com fornecedores e discutir a renegociação de contratos. Outra dica é analisar os fornecedores concorrentes para saber se o que a empresa vem pagando está de acordo com o mercado ou se tem condições de o preço ser diminuído.

É claro que o ideal é buscar uma relação de fidelização com os fornecedores, principalmente aqueles de produtos e materiais mais importantes. Assim, ao longo do tempo será mais fácil negociar preços e prazos. Mas quando isso não é possível, o ideal é procurar outras empresas que ofereçam melhores benefícios.

3. Aposte nos softwares de gestão

As novas tecnologias também podem ser grandes aliadas para a redução de custos na empresa. Por exemplo, um software de gestão personalizado é capaz de reduzir o tempo das tarefas do dia a dia, exigindo menos funcionários para a realização daquela função.

Existem também aplicativos e ferramentas on-line que permitem a integração do time de funcionários sem a necessidade de gastar com ligações telefônicas, por exemplo. Ou seja, foi-se o tempo em que era preciso investir em planos de telefonia voltados para ligações, já que hoje a troca de mensagens pode ser muito mais eficiente e barata.

4. Avalie o fluxo de caixa

Outro ponto fundamental é manter o fluxo de caixa organizado e controlado, sabendo exatamente os valores que entram e saem da empresa diariamente. A partir desse controle, o gestor conseguirá planejar melhor suas datas de pagamento, evitando gastos extras com juros por conta de possíveis atrasos, além de garantir também que o caixa esteja sempre coberto.

Na verdade, não existe uma regra máxima que possa ser a responsável pela diminuição dos custos de uma empresa. É preciso usar estratégias combinadas, de acordo com a realidade de cada negócio.

Se você gostou deste conteúdo sobre redução de custos nas empresas, aproveite também para ler nosso artigo sobre controle de notas fiscais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This