5 métricas de desempenho da empresa para você ficar de olho - Blog da MG Auditoria, Consultoria e Contabilidade
5 métricas de desempenho da empresa para você ficar de olho

Sua empresa tem mantido a organização, apresentado resultados extremamente favoráveis, a cada dia o negócio tem crescido mais no mercado, mas você não sabe que motivos têm proporcionado esse bom desempenho. Alguma coisa está errada, não é verdade? Isso é um forte indício de que sua empresa precisa urgentemente de indicadores!

Os key performance indicators, os famosos KPIs, são métricas amplamente utilizadas em todo o mundo, tendo como objetivo representar e quantificar o desempenho da empresa. Esses indicadores permitem que os empreendedores acompanhem a evolução do negócio ao longo do tempo, detectem pontos que necessitem de aperfeiçoamento e planejem a empresa de forma eficaz.

Pode-se afirmar que os KPIs são ferramentas imprescindíveis para o sucesso de qualquer negócio!

Sabendo da importância dos indicadores, separamos 5 métricas de desempenho que você não pode deixar de utilizar na sua empresa. Confira!

1. Taxa de conversão

Esse indicador é um dos mais importantes para que uma empresa consiga mensurar a eficácia das estratégias de marketing utilizadas. A taxa de conversão representa o valor percentual de leads que são enviados para o setor de vendas ou fecham negócio com a empresa.

Por exemplo: caso a empresa gere 100 leads e apenas 30 pessoas fechem negócio, a taxa de conversão é de 30%. Esse indicador possibilita que os empreendedores encontrem gaps no funil de vendas e otimizem as estratégias de marketing.

2. Custo de aquisição por cliente (CAC)

O CAC mostra quanto a empresa gasta para converter seus leads em clientes. Esse indicador leva em consideração todos os esforços e investimentos em marketing, tecnologia, equipes e outros fatores que foram necessários para converter os leads em clientes.

Quanto menor for o custo de aquisição de um cliente, menores serão os gastos da empresa e, com isso, maior será a lucratividade do negócio.

3. Ticket médio

O ticket médio é uma expressão muito conhecida no meio comercial. Essa métrica nada mais é do que o valor médio gasto pelos clientes na empresa em certo intervalo de tempo. Ela permite que os gestores monitorem a performance do time de vendas e montem estratégias que induzam os clientes a comprar mais, ou seja, aumentar o ticket médio.

4. Lucratividade

Todo e qualquer negócio luta para manter boa margem de lucro, não é verdade? Logo, é fundamental que os empreendedores acompanhem a lucratividade da empresa. Essa métrica é o valor percentual da divisão do lucro líquido do negócio pela receita bruta. Quanto maior for essa taxa, maior é a quantidade de dinheiro retido na empresa e maiores os lucros.

5. Retorno sobre investimento (ROI)

O ROI é uma das métricas financeiras mais importantes e mais utilizadas pelas empresas. Esse indicador representa quanto a empresa está ganhando de retorno com os investimentos realizados.

É calculado pela diferença entre a receita e o custo dividido pelo custo do investimento, multiplicado por 100 para ter o valor percentual. O retorno sobre investimento é fundamental para apresentar aos empreendedores se devem ou não continuar investindo em determinada estratégia ou processo.

Percebeu como essas métricas são essenciais para o acompanhamento do desempenho de uma empresa? Agora, para ficar por dentro de ótimas dicas e novidades para sua empresa, assine nossa newsletter!

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