Qual é a diferença entre auditoria financeira e auditoria contábil. Blog da MG
auditoria financeira

gestão financeira de uma empresa envolve o uso de diferentes ferramentas para medir resultados, analisar a situação do negócio e identificar se o planejamento está sendo seguido. Os processos de auditoria financeira e auditoria contábil se encaixam nesses procedimentos e, apesar de terem nomes parecidos, exercem papéis diferentes na gestão.

De maneira geral, qualquer tipo de auditoria vem ganhando mais importância no dia a dia das empresas por ser eficiente no combate a fraudes, prejuízos e falta de planejamento. No entanto, é preciso saber exatamente qual é o papel de cada ferramenta para usá-la da forma mais eficaz possível, de acordo com as necessidades do negócio a cada momento.

Para quem tem dúvidas sobre as diferenças e a importância das auditorias financeira e contábil, abaixo, explicamos o conceito e a aplicação de cada uma delas. Confira!

O que é auditoria financeira?

Em toda empresa, o departamento financeiro é o responsável por gerir os recursos da organização, garantindo que o uso seja o mais eficiente possível para o negócio. Nesse sentido, a auditoria financeira é o instrumento que visa a conferir e a revisar os processos executados no setor.

Para isso, os registros contábeis são analisados com o objetivo de se descobrir se tudo está sendo feito corretamente e se as operações do setor são eficientes. Essa auditoria é importante para atestar a veracidade das demonstrações financeiras que são divulgadas e, assim, garantir maior transparência na forma como a empresa administra seus recursos.

Por conferir os dados registrados e apontar possíveis erros no controle de gestão, a auditoria financeira é um dos pilares que asseguram a reputação da empresa. Além disso, gastos com despesas indevidas e problemas que podem afetar a margem de lucro são minimizados quando se há uma política de auditoria financeira.

O que é auditoria contábil?

Como o próprio nome diz, a auditoria contábil é aquela que valida informações contidas no balanço patrimonial e em demais documentos contábeis. De forma geral, ela serve para constatar a situação financeira do negócio e verificar se a realidade está de acordo com os registros contábeis.

Irregularidades, falhas de gestão e possíveis fraudes são alguns dos problemas e situações que podem ser identificados a partir de uma auditoria contábil. Para isso, podem ser analisados documentos e informações, como o fluxo de caixa e balanço patrimonial, por exemplo.

Quais as diferenças entre auditoria financeira e auditoria contábil?

Ambos os tipos de auditorias têm em comum o objetivo de verificar se o planejamento da empresa está sendo cumprido e de acordo com as normas preestabelecidas. Os benefícios garantidos por ambas as práticas resultam em uma empresa com maior credibilidade, tanto entre os funcionários quanto para o público externo — inclusive, possíveis investidores.

Porém, devemos considerar que as auditorias exercem papéis diferentes. Os principais objetivos da auditoria financeira são:

  • confirmar saldos registrados;
  • confirmar valores em caixa;
  • identificar saldos contábeis;
  • atestar a veracidade das informações e controles internos do departamento financeiro.

Para se fazer tudo isso, são mapeados alguns processos, são executados testes de controle interno e os resultados são analisados.

Quanto aos objetivos da auditoria contábil, podemos destacar os seguintes:

  • identificar possíveis falhas nos controles e processos internos;
  • adequar os processos das demonstrações contábeis;
  • garantir o cumprimento das leis fiscais.

Levando tudo isso em consideração, a auditoria contábil é essencial para garantir que todos os dados divulgados da situação econômica, financeira e patrimonial da empresa sejam os corretos.

Gostou de saber um pouco mais sobre auditoria financeira e auditoria contábil? Não se esqueça de deixar seu comentário com dúvidas e/ou sugestões para os nossos próximos conteúdos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This