Afinal, o que é CNAE e como classificar sua empresa? - Blog da MG Auditoria, Consultoria e Contabilidade
Afinal, o que é CNAE e como classificar sua empresa?

Para classificar empresas e facilitar o dia a dia do empreendedor, a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) é uma regulamentação muito importante que define seu negócio e quais são as atividades que ele exerce para o mercado, por meio de códigos que identificam a rotina econômica.

No entanto, alguns iniciantes na área de empreendedorismo encontram dificuldades em saber quais são os órgãos necessários para regularizar as atividades de uma empresa. Para facilitar a vida daqueles que querem praticidade na hora resolver tarefas burocráticas, falaremos um pouco sobre a importância da CNAE.

Nos tópicos abaixo, você conhecerá mais sobre esse procedimento, como ele funciona e como você pode classificar as atividades da sua empresa. Continue conosco e tenha uma boa leitura!

A definição de CNAE

Ajudando na organização da atividade principal e secundárias, a CNAE é definida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso acontece por meio da Norma Internacional de Classificação Industrial (ISIC), que reconhece produtos e serviços a partir de códigos classificatórios.

Tal classificação é importante, principalmente, para aqueles que desejam ser MEI (Microempreendedor individual) e precisam realizar seu cadastro no Portal do empreendedor, abrir seu próprio negócio e formalizar sua prestação de serviços. Além de passar segurança ao se apresentar para futuros investidores, o profissional mantém sua empresa segura.

As especificações do seu uso

A CNAE é essencial para o monitoramento de setores administrativos que conferem os tributos pagos em todo o país. Na vida do trabalhador, ela é importante para conferir quais os valores que serão gastos com impostos, contribuições e taxas a serem pagas aos órgãos públicos.

Outro fator importante é que ela assegura sua empresa a pagar um valor correto de tributos, adequando seus serviços a um conjunto de especificações reconhecidas nacionalmente. Além disso, pode indicar alguns serviços dos quais a empresa pode ser favorecida, como abonos e outros benefícios.

Classificação das atividades

O site que vai orientar o empreendedor a formalizar as ações da sua empresa é o da Receita Federal. Nele, é possível visualizar as classes e subclasses que informam as seções, divisões e a denominação de cada atividade. O usuário também pode usar o Concla no site do IBGE para ampliar seus conhecimentos sobre classificações e documentação.

Antes de fazer isso, é preciso saber qual é a atividade que melhor caracteriza sua empresa para poder defini-la como atividade principal. Depois disso, você pode incluir quais são os outros tipos de atividades oferecidas por sua empresa. Em seguida, será gerado um número composto por sete dígitos, que trará seu reconhecimento nacional como prestadora de bens e serviços.

É natural que alguns, que estão começando um novo negócio, encontrem dificuldades em eleger qual é a atividade principal para fazer a CNAE, ou talvez os responsáveis pela empresa não tenham tanta experiência nessas questões administrativas. Para isso, conte com a ajuda de um profissional ou uma empresa competente.

Nós da MG trabalhamos com Auditoria, Consultoria e Contabilidade, atuando para os mais diversos segmentos de mercado há mais de 10 anos. Atendemos empresas de pequeno, médio e grande porte. Então, para receber mais conteúdos como esse, assine nossa newsletter e receba informações relevantes diretamente em sua caixa de entrada.

BPO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This