Afinal, o que é nota fiscal eletrônica e como ela ajuda a empresa?

Obrigatória para comprovar qualquer transação de venda de um produto ou prestação de serviços, a nota fiscal é uma realidade para qualquer empresa. A função dessa nota é gerar um documento, posteriormente utilizado no recolhimento de impostos. Felizmente, o procedimento foi facilitado com a chegada da nota fiscal eletrônica.

Para saber o que é uma nota fiscal eletrônica e como ela ajuda sua empresa, continue a leitura!

O que é a nota fiscal eletrônica?

Basicamente, a nota fiscal eletrônica (NF-e) é uma versão digital daquela nota convencional.

A NF-e pode ser arquivada em qualquer dispositivo de armazenamento de dados digitais, como HDs e SDs (mais modernos do que o primeiro). Ainda assim, o empresário tem a opção de manter os arquivos em um software — alternativa mais recomendada.

Quais são as vantagens da nota fiscal eletrônica?

A nota fiscal eletrônica proporciona uma série de vantagens. Confira!

Ganho de tempo e espaço

Além de consumir um grande tempo das empresas, devido à necessidade de preenchimento manual, a antiga nota fiscal ainda acarretava gastos com impressão de papel.

Para completar a lista de transtornos, ainda era necessário que a empresa reservasse um espaço razoável para alocar aqueles armários com gavetas de arquivo.

Ampliação da produtividade

Com a implantação da NF-e, os gestores podem concentrar suas ações em outras atividades do negócio. Como consequência, é nítido o aumento da produtividade da empresa. Afinal, sobra tempo para desenvolver estratégias de venda mais eficazes, por exemplo.

Diminuição dos erros

Anteriormente, o preenchimento incorreto de alguns dados durante a emissão da nota fiscal era algo bem comum. O problema é que esses equívocos acarretam multas.

Com a nota fiscal eletrônica, o próprio software utilizado pode emiti-la automaticamente. Desse modo, você elimina uma possível falha humana. Mesmo que os erros ainda sejam possíveis, eles são reduzidos drasticamente.

Com a automatização do processo, é muito mais fácil manter a contabilidade da empresa em dia.

Emissão automática atrelada às vendas

Os softwares emissores de nota fiscal eletrônica podem emitir o registro logo após a concretização de uma venda. Isso ocorre automaticamente, sempre que o sistema detectar a aceitação de um pagamento — o que acontece em diversas lojas virtuais.

Maior controle e transparência

Por meio da emissão eletrônica, o acesso às notas já emitidas é bem mais simplificado e direto. Você pode consultá-las rapidamente, o que ajuda muito na hora de projetar o pagamento de tributos.

Na tela de um computador, você tem à disposição tanto a receita como o gasto com recolhimento de impostos. Isso otimiza a realização de vários procedimentos e ainda ajuda o empreendedor a ter uma visão mais clara da rentabilidade do negócio.

A transparência fiscal também é significativa, já que o contador da empresa lidará com dados bem mais organizados.

Como ficou fácil perceber, a chegada da nota fiscal eletrônica só trouxe benefícios para as empresas. Em um mundo cada vez mais informatizado, esse tipo de mudança é inevitável. Logo, é só uma questão de tempo até que a NF-e alcance todas as cidades brasileiras.

O que você achou de todas essas vantagens proporcionadas pela nota fiscal eletrônica? Deixe um comentário no post para a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This