Aprenda agora como montar um plano de contas para sua empresa - Blog da MG Auditoria, Consultoria e Contabilidade
Aprenda agora como montar um plano de contas para sua empresa

O sucesso de qualquer negócio não depende apenas do seu fluxo de vendas. Pelo contrário, é preciso investir também em uma gestão assertiva, com foco no fluxo de caixa e na busca de resultados. Nesse sentido, saber como montar um plano de contas é essencial para manter o equilíbrio do caixa e garantir a saúde financeira da empresa.

Na prática, o plano de contas nada mais é do que relacionar todas as despesas da empresa, de forma que seja possível ter um detalhamento de tudo o que está sendo gasto. No dia a dia, essa prática é fundamental para que o gestor tenha controle total da situação e consiga fazer ajustes quando necessário.

A seguir, explicaremos como é possível montar um plano de contas para a sua empresa. Confira!

Comece entendendo como funciona o plano de contas

O plano de contas é uma ferramenta de gestão que permite maior controle financeiro da empresa. Sua função é criar um padrão para os registros operacionais do negócio, com o intuito de fornecer informações úteis aos gestores, além de seguir os princípios da contabilidade para a criação do balanço comercial e das demais demonstrações contábeis.

Existem dois tipos de planos de contas: gerencial e contábil. O primeiro diz respeito a todas as receitas e despesas da empresa, que são relacionadas em planilhas ou outros tipos de softwares, permitindo uma rápida leitura da situação do negócio.

O plano de contas contábil também envolve as informações descritas no plano gerencial, porém traz outras informações mais complexas também, tais como ativos e passivos. Nessa situação, o gestor sem conhecimento contábil tem mais dificuldades para lidar com esses dados.

Conte com ajuda profissional para elaborar o plano

Justamente pela complexidade que certas informações podem trazer, é sempre recomendável que a empresa tenha o suporte de uma consultoria especializada. Um profissional capacitado ajudará o gestor a criar um plano de contas personalizado, de acordo com a realidade da empresa.

No entanto, mesmo contando com a ajuda de um contador ou consultor, o gestor precisa estar atento para que as informações disponibilizadas ao profissional sejam as corretas. Afinal, quaisquer números errados podem gerar resultados que não refletem a real situação da empresa.

Crie categorias no plano de contas

Para que a leitura do plano de contas seja eficiente, é preciso que as informações sejam separadas em grupos específicos. Normalmente, as pastas devem ser separadas da seguinte forma:

  • ativos;
  • passivos;
  • receitas e despesas.

Os ativos se referem às contas a receber e investimentos, por exemplo. Já na categoria de passivos, devem ser relacionados impostos e contas que serão pagas. Na última categoria, devem ser colocadas as vendas, os juros de créditos, a prestação de serviços, entre outros.

Use ferramentas tecnológicas

Não se esqueça também de que há inúmeros recursos tecnológicos que podem e devem ser usados para facilitar a rotina das empresas. Há, inclusive, softwares voltados para a elaboração do plano de contas e do fluxo de caixa, além de diversas outras opções. A tecnologia oferece a possibilidade de um trabalho mais ágil, o que significa economia de tempo e dinheiro para a empresa.

Com organização, é possível montar um plano de contas sem grandes dificuldades. Além de organizar o departamento financeiro da empresa, essa prática ainda possibilita conhecer a fundo a realidade da organização, possibilitando tomar as decisões corretas sempre que for necessário!

E você, já conhecia todas essas informações sobre como montar um plano de contas? Aproveite para assinar nossa newsletter e receber em primeira mão todos os nossos conteúdos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This