Aprenda como calcular a projeção de vendas de forma eficiente - Blog da MG Auditoria, Consultoria e Contabilidade
Aprenda como calcular a projeção de vendas de forma eficiente

O planejamento de vendas é uma ferramenta importante para estimar a entrada de recursos futuros. Para o empreendedor, saber como calcular a projeção de vendas de maneira eficiente, é essencial para a longevidade do negócio.

Só a partir de uma projeção bem-feita é possível determinar se o faturamento será suficiente para cobrir as despesas e gerar um lucro adequado para a empresa. Por ser um elemento tão crucial, a projeção de vendas afeta todas as demais projeções de negócios.

Confira a seguir nossas dicas para calcular a projeção de vendas de forma eficiente.

Defina um método

Existem algumas formas diferentes para gerar projeções e é importante identificar qual é o método mais adequado para a sua empresa, antes de decidir como calcular projeção de vendas.

Veja a seguir os métodos mais comuns utilizados:

Projeção baseada no histórico de vendas

O ideal é que a projeção seja feita a partir do histórico de vendas da própria empresa. Quanto mais longo o período analisado, mais confiáveis serão os dados.

Vale a pena também observar as ações programadas pela empresa. Promoções e lançamentos de novos produtos podem gerar um aumento nas vendas e isso deve ser levado em consideração nas projeções.

Projeção baseada no mercado

Para empresas novas que ainda não possuem um histórico de vendas para servir de base para a projeção, é possível utilizar os números da concorrência.

Só garanta selecionar um concorrente com características semelhantes às da sua empresa (porte, área de atuação, público-alvo, etc.) para garantir uma maior confiabilidade dos dados utilizados.

Projeção baseada no ponto de equilíbrio

Outra opção que pode ser mais interessante para empresas em fase inicial é utilizar o ponto de equilíbrio como referência para criar uma projeção. Esta opção seria uma projeção de vendas necessárias para não ter prejuízo.

Ela é feita a partir da lista de produtos comercializados pela empresa, e seu valor estimado de venda, aplicando os custos diretos que incidem sobre esses produtos para chegar na lucratividade esperada.

Qualquer que seja a base escolhida para estimar as vendas, o importante é garantir que os dados sejam realistas. A projeção não deve ser baseada em especulação.

Defina a periodicidade

Ao definir a periodicidade ideal para as projeções da sua empresa, deve-se levar em consideração o mercado em que ela está inserida.

Para mercados mais estáveis, a projeção pode ter o planejamento dividido em meses. Já mercados altamente competitivos, com um maior índice de novidades, podem ter cotas quinzenais.

Quanto mais projeções a empresa tiver para comparar com o resultado real obtido, mais dados confiáveis terá para projeções futuras.

Por isso é importante que o processo para calcular a projeção de vendas seja relativamente simples e rápido, para que possa ser replicado na frequência desejada.

Avalie os resultados constantemente

Por último, os dados projetados em comparação com os dados reais de vendas devem ser avaliados cuidadosamente em cada ciclo.

Por meio dos dados gerados por estas avaliações ao longo do tempo é que será possível gerar projeções cada vez mais realistas e efetivas.

A projeção de vendas pode ser utilizada em empresas que estão apenas começando, para analisar a sustentabilidade do negócio, ou ainda, em empresas há mais tempo no mercado, para apresentar uma proposta para investidores, ou planejar uma expansão.

Lembrando que devem-se levar em consideração também fatores externos, relacionados às condições micro e macroeconômicas do período analisado.

Incluindo variáveis de produção, como disponibilidade e preço de matérias primas ao longo do ano, e variáveis do mercado consumidor, como estatísticas e tendências.

Agora que já sabe como calcular projeção de vendas de forma eficiente, confira também nossas dicas sobre como utilizar frente de caixa nos negócios!

BPO

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