Auditoria financeira: como ela pode ajudar no crescimento da empresa? - Blog da MG Auditoria, Consultoria e Contabilidade
Auditoria financeira: como ela pode ajudar no crescimento da empresa?

Você sabia que mais da metade das empresas fecham as portas antes mesmo de completar cinco anos? Esse foi o resultado de uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na maioria dos casos, o gestor nem percebe, mas está com problemas para lidar com as finanças do negócio. É justamente por esse motivo que a auditoria financeira é tão importante para uma companhia.

Muitas vezes, o empreendedor possui know-how apenas na sua área de atuação e não consegue dizer se os processos financeiros estão realmente ocorrendo da melhor forma possível. Além disso, ninguém pode monitorar a si mesmo, não é verdade?

Neste post, você confere tudo o que precisa saber sobre a auditoria financeira. Acompanhe!

Afinal, o que é a auditoria financeira?

Esse é um ramo da contabilidade que tem como objetivo conferir, de maneira imparcial e sistemática, a qualidade e a veracidade das informações registradas pela área financeira de um negócio.

No caso, é feito um estudo a respeito das demonstrações financeiras do negócio para verificar se tudo está funcionando de acordo com os princípios contábeis. É um verdadeiro controle de qualidade, que pode ajudar você a se adequar às melhores práticas do mercado.

Como funciona a auditoria financeira?

Em primeiro lugar, é importante destacar que a auditoria, por definição, não pode ser realizada pela própria empresa. Afinal, a ideia é justamente contarmos com um olhar de fora, que seja neutro e especializado no assunto, para verificar se, de fato, a organização está seguindo os padrões da contabilidade.

Mas, o que essa empresa terceirizada vai fazer? É o que está perguntando, certo? Existem, basicamente, quatro etapas:

  1. Mapeamento de processos.

  2. Identificação de riscos.

  3. Identificação e teste dos controles internos.

  4. Análise de resultados.

Quando a auditoria é necessária?

Não existe uma resposta exata para essa pergunta, mas vale fazermos uma observação para os nossos leitores: é muito importante que você faça uma auditoria com uma periodicidade considerável no seu negócio, para manter tudo de acordo com o que deseja.

Claro, se a situação da sua empresa no campo financeiro não é a das melhores, então vá correndo procurar uma auditoria. Se esse não for o caso, é interessante verificar dentro do seu calendário quais são as melhores datas para chamar a empresa especializada. Normalmente, o final do ciclo operacional é o melhor momento.

Quais os benefícios da auditoria financeira?

Conte com um feedback especializado

O primeiro grande benefício da auditoria financeira é o fato de que você conta com um feedback especializado na área, com profissionais da área contábil. Depois dela, você não terá mais desconfianças: saberá exatamente qual é a situação do seu negócio.

Faça uma análise imparcial da empresa

Será que somos as melhores pessoas para fiscalizar nossos próprios atos? A resposta definitivamente é não. Em primeiro lugar porque muitos não têm o know-how necessário para entender todos os pequenos detalhes das finanças. Em segundo porque, na maioria dos casos, temos uma visão viciada da nossa própria companhia.

Melhore as finanças do negócio

Para fechar, é claro que, com a auditoria financeira, você pode melhorar e muito as finanças do seu negócio. Afinal, nada melhor do que a opinião de um especialista, não é verdade? Isso evita aquelas gambiarras financeiras e coloca o seu negócio de volta nos trilhos.

Como escolher a melhor empresa?

Para fechar, vamos fazer a seguinte pergunta: como escolher a melhor empresa para auditar o seu negócio? Pode ter certeza, amigo leitor, de que esse ponto faz toda a diferença. É muito interessante conferir o histórico da prestadora de serviços, por exemplo.

Veja quais foram as empresas que ela auditou para descobrir se possui experiência. Além disso, não deixe de marcar uma reunião para adiantar o que você espera do serviço. Assim, ambos já ficam cientes de como a relação se desenvolverá. 

Em resumo, conforme vimos ao longo do texto, somos convictos de que esse serviço pode contribuir muito para fazer com que sua empresa seja um verdadeiro exemplo no campo financeiro.

Se estiver interessado na auditoria financeira, então não deixe de entrar em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This