Auditoria financeira e auditoria contábil, quais os benefícios? Blog da MG
auditoria financeira

Auditoria financeira e auditoria contábil são dois assuntos relacionados, que fazem parte do controle organizacional das empresas. Ambas as ações avaliam situações diferentes, mas são igualmente importantes para a transparência e credibilidade do negócio.

A auditoria financeira está mais relacionada à rotina de gestão financeira, enquanto a auditoria contábil analisa documentos e registros para compreender a situação patrimonial e financeira do negócio. É importante compreender essas diferenças para investir em planejamento e gestão eficientes para a empresa.

Para você entender melhor sobre os dois assuntos, explicamos o que significa cada tipo de auditoria, suas vantagens e para quais situações elas são mais indicadas. Confira!

O que é auditoria financeira?

Esse tipo de auditoria nada mais é do que a conferência sistemática das informações registradas pelo setor financeiro da empresa. Ou seja, é como se fosse um controle de qualidade para garantir a segurança das finanças, além da certificação de que os processos estão sendo realizados de acordo com os princípios contábeis estabelecidos.

Na prática, a auditoria financeira é responsável por identificar e listar todos os processos financeiros da empresa, analisar riscos e o nível de eficiência da rotina interna. Para isso, são verificados relatórios, contratos e planilhas, por exemplo, com o intuito de identificar possíveis riscos para o negócio e também para saber exatamente a situação financeira da companhia.

Quais os benefícios da auditoria financeira?

Com a função de conferir sistematicamente os passos financeiros do negócio, a auditoria é essencial para assegurar que todas as exigências legais e éticas estão sendo respeitadas.

Entre os benefícios dessa análise, podemos destacar também:

  • fiscalização dos meios de controle da empresa;
  • identificação de possíveis falhas administrativas;
  • certificação de que os controles internos garantem a segurança e eficiência desejada.

Nesse sentido, para que haja o apontamento de possíveis falhas e para combater o desvio de recursos e irregularidades, a adoção de auditorias financeiras frequentes é a arma mais eficiente que o gestor tem para um melhor controle interno.

O que é auditoria contábil?

A auditoria contábil é um dos principais instrumentos analisados por aqueles que têm interesse em investir na empresa. Mas, além disso, é a ferramenta que tem como objetivo verificar as demonstrações contábeis, com o intuito de atestar se os métodos estão sendo feitos da forma correta.

Nessa auditoria, as demonstrações contábeis são comparadas à situação financeira, patrimonial e econômica do negócio. Como resultado, ela assegura que a empresa esteja agindo com transparência, garantindo credibilidade aos olhos externos e segurança aos sócios e acionistas.

Quais os benefícios da auditoria contábil?

Como a auditoria contábil analisa rigorosamente a situação do patrimônio da empresa e tem o poder de descobrir possíveis irregularidades. Entre seus principais benefícios, podemos destacar os seguintes:

  • promove a credibilidade das informações registradas;
  • contribui para o cumprimento das leis fiscais;
  • contribui para a adequação das demonstrações contábeis.

Os documentos apresentados após uma auditoria contábil demonstram a real situação financeira do negócio, além de reconhecerem possíveis problemas, suas causas, consequências e, claro, as correções que precisam ser feitas.

Agora, você já consegue entender as diferenças entre auditoria financeira e auditoria contábil? Aproveite para entrar em contato conosco, pois podemos ajudar sua empresa com serviços de auditoria, consultoria e contabilidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This