Bitcoin: a moeda virtual do momento. Saiba as vantagens! Blog da MG
moeda virtual do momento

Não há dúvidas de que nos últimos anos, a Internet vem revolucionando as relações interpessoais e também o mundo dos negócios. Redes sociais, e-commerces, plataformas de conteúdos e aplicativos criados para facilitar o dia a dia, por exemplo, são algumas das soluções que surgiram nesse ambiente tecnológico. A moeda virtual do momento, conhecida como bitcoin, é um dos exemplos de negócios de sucesso que surgiram no mercado digital.

Apesar do sucesso que tem feito atualmente, a moeda bitcoin foi criada em meados de 2009 por um programador conhecido como Satoshi Nakamoto — que, até onde se sabe, usa um pseudônimo. De maneira geral, ela não existe fisicamente, funcionando apenas no mercado virtual. No entanto, com ela é possível adquirir vários produtos no mundo todo em empresas e lojas que já a aceitam.

Para você entender melhor o conceito da bitcoin, como ela funciona e quais são as vantagens em usá-la, esclarecemos as principais dúvidas sobre a moeda neste post. Confira!

A moeda virtual do momento

Criada por computadores, a moeda bitcoin tem circulação apenas pela Internet e, diferentemente de moedas tradicionais como real e dólar, ela não é regulamentada por nenhum banco. Ou seja, todas as suas transações são feitas sem o uso de intermediários (por exemplo, bancos centrais).

Ela já é regularizada no Brasil e, inclusive, precisa ser declarada à Receita Federal. Um número impressionante diz respeito a sua movimentação ocorrida somente em 2017 no país: foram R$ 2 bilhões!

Quase 10 mil computadores espalhados pelo mundo são os responsáveis pela criação da moeda, sendo que cada bitcoin possui um código único — que inibe falsificações e torna as transações mais seguras. Além do mais, a tecnologia e o sistema de criptografia empregados permitem que os usuários trabalhem apenas com carteiras virtuais, facilitando os pagamentos.

Para comprar e vender bitcoins no Brasil é bem simples, basta fazer um cadastro no site Mercado Bitcoin. Lembrando que assim como as moedas tradicionais, seu valor de mercado muda a cada dia: com a sua valorização, você acaba ganhando dinheiro, como se fosse uma forma de investimento.

As vantagens da moeda

A simplicidade para comprar e vender bitcoins é uma de suas maiores vantagens, além do fato de que a moeda também já pode ser usada em pagamentos online. Aliás, alguns estabelecimentos físicos como restaurantes já a aceitam também, mesmo no Brasil.

Inclusive, para os gestores de empresas que vendem produtos e serviços, vale a pena ficar de olho nessa nova demanda. Afinal, o consumidor moderno está sempre conectado e em busca de novidades.

Os cuidados necessários

A flutuação do valor de cada moeda bitcoin é uma de suas vantagens, mas também pode ser uma desvantagem. Sabemos que o mercado financeiro traz instabilidades para qualquer moeda, o que significa que se hoje há uma supervalorização, amanhã o cenário poderá ser mantido ou não. Ou seja, é preciso estar sempre atento às regras do jogo.

Claro que nos últimos tempos, a grande procura por bitcoins fez com que seu valor de mercado subisse consideravelmente, mas isso não exclui riscos futuros relacionados à volatilidade. Além do mais, ao escolher uma empresa que será responsável por seus investimentos, é importante ter cuidado no quesito segurança, pois falhas e fraudes virtuais podem acontecer.

E você, já conhecia todas essas informações sobre a moeda virtual do momento? Se interessa pelo assunto e gostou do nosso artigo? Então não se esqueça de compartilhar o conteúdo nas suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This