Capital intelectual: você sabe a real importância. Blog da MG
capital intelectual

Os empreendedores que possuem como foco o sucesso devem levar em consideração as tendências que surgem no mundo dos negócios. Desse modo, como hoje a economia está cada vez mais direcionada para o conhecimento, entender bem o que é capital intelectual e os elementos que o constituem, pode ser um grande diferencial que certamente trará resultados positivos se você souber como utilizá-lo na sua empresa.

Neste artigo vamos explicar o conceito desse termo e mostrar como sua empresa pode se tornar competitiva a partir da boa gestão de conhecimento coletivo, das habilidades criativas e dos valores internos. Interessado no assunto? Então continue com a gente até o final!

Visão geral do capital intelectual

De forma resumida podemos falar que o capital intelectual é a capacidade que o conhecimento tem de gerar dinheiro. Dessa forma, para se destacar no mercado hoje é preciso explorar bastante o conhecimento — individual ou coletivo.

Dentro de uma empresa, o capital intelectual pode ser tratado como aspecto de inovação, motivação, criatividade e inteligência, proporcionando maior valor aos serviços e produtos. Também pode ser representado por um grupo ou pessoa de uma instituição que possui conhecimentos essenciais para levar e manter o sucesso da organização.

A riqueza desse capital contribui para o crescimento do potencial de uma empresa de gerar valor, o que certamente trará maiores lucros. Logo, é fácil perceber que não faltam motivos para investir nesse tipo de conhecimento.

Elementos do capital intelectual

Capital Humano

Refere-se ao conhecimento, habilidades, criatividade e capacidade de aprendizado dos colaboradores de uma empresa.

Capital Relacional

São os valores da relação da empresa com os clientes e o público externo. Um bom relacionamento com os clientes para manter uma base e também para prospectar novos é essencial para o sucesso.

Capital Estrutural

É o banco de dados do conhecimento e procedimentos/processos formalizados de uma empresa.

Gestão do conhecimento coletivo da empresa

A gestão de conhecimento é uma ferramenta essencial dentro de uma instituição. É uma maneira de utilizar o conhecimento dos funcionários nos dias de trabalho.

Fazer a gestão do conhecimento é promover aos colaboradores cursos de capacitação e treinamentos, com intuito de prepará-los para as tarefas que irão enfrentar no serviço.

É importante pontuar que motivar e capacitar as pessoas pode trazer diversos benefícios para uma empresa, principalmente o crescimento e produtividade. O conhecimento de cada colaborador acaba agregando maior valor à empresa, pois ela aproveitará todo o seu talento.

Medir o valor de uma empresa olhando somente a infraestrutura e o espaço físico é errado, pois o que realmente dará retorno são as pessoas que nela trabalham.

Processos que ajudam na gestão do capital intelectual

Redução da taxa de turnover

O termo turnover quer dizer movimentação de colaboradores nas organizações. É muito comum que funcionários entrem e deixem o emprego quando a empresa não tem uma política de manutenção do capital intelectual para que eles permaneçam por um tempo maior.

O turnover pode ser reduzido com a implantação de uma política de gestão mais humana e flexível, visando à harmonia dos trabalhadores e valorização dos funcionários. É importante salientar que nem sempre o salário é o ponto mais importante para a contenção do capital intelectual.

Programas de formação

Programas de formação contínuos fazem com que a gestão do capital intelectual de sua empresa seja espontânea, pois haverá um maior compartilhamento dos conhecimentos e de experiências entre os próprios colaboradores.

A gestão do conhecimento e o capital intelectual são de suma importância para que sua empresa continue deslanchando no mercado. O valor agregado do seu negócio não está alinhado somente aos seus bens, mas também à capacidade de todos os seus colaboradores. Então na hora de investir em algo, pense bem sobre os resultados positivos que o capital intelectual pode trazer.

Gostou do nosso post? Então deixe seu comentário e compartilhe com a gente e com os demais leitores sua opinião sobre a importância do capital intelectual na sua empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This