Como a contabilidade consultiva pode ajudar na tomada de decisões da empresa - Blog da MG Auditoria, Consultoria e Contabilidade
Como a contabilidade consultiva pode ajudar na tomada de decisões da empresa

Os avanços tecnológicos e a expansão da concorrência fizeram com que os profissionais procurassem estudar com mais aptidão suas áreas de atuação. Com o aprimoramento na qualificação e a busca por conhecimento, o mercado tem a opção de contratar os serviços de uma contabilidade consultiva, que permite ressignificar o papel de um contador.

Sempre lembrado como aquele que informa aos seus superiores sobre os impostos e os pagamentos, esse profissional tem a oportunidade de mostrar em uma consultoria o seu verdadeiro intuito: fazer com que a empresa encontre seu diferencial competitivo, por meio de bons investimentos e melhores possibilidades de retorno nas ações comerciais.

Nos tópicos abaixo, você conhecerá de que maneira ela pode ajudar na tomada de decisões e outras vantagens que são oferecidas com o seu uso. Tenha uma boa leitura!   

As vantagens da contabilidade consultiva

Existem muitas obrigatoriedades dentro desse setor, por isso, é preciso ficar atento e não comprometer sua empresa com atrasos nos pagamentos ou tributos. Porém, isso vai além das cobranças mensais. O monitoramento e a análise dos seus dados permitem que um contador encontre maneiras de manter ou crescer a lucratividade do empreendimento.

Com o uso de ferramentas típicas, essa consultoria permite a realização de projeções de vendas, maximização das probabilidades de expansão e a colaboração na construção de um ambiente mais propício à organização e qualidade dos serviços. Veja abaixo algumas vantagens contidas em uma contabilidade consultiva!

Previsibilidade de lucros

Certos empresários costumam prever os lucros que serão obtidos em um projeto ou em outro tipo de investimento, para mostrar indicativos de sucesso. No entanto, é preciso fazer uma boa tomada de decisão antes do uso de práticas que colaboram na superação dessa meta. Muitas vezes, é a falta de experiência que faz com que uma má aplicação de capital aconteça.

Com a contabilidade consultiva as chances de trazer mais benefícios ao seu negócio aumentam, pois não é só o lucro que importa. É necessário ver outras alternativas e oportunidades que trazem rentabilidade à sua marca. Um exemplo é apostar em ferramentas do marketing digital como estratégia de crescimento empresarial e maior engajamento na web.

Contudo, a consultoria permite que o empreendedor que investe nesse serviço, melhore sua forma de gestão e nunca duvide da importância que tem o setor contábil dentro do seu empreendimento. Assim, sua empresa mantém a transparência no mercado, preserva sua legalidade e trabalha na convicção por escolhas financeiras certas.

Análise do patrimônio

O principal objetivo da contabilidade é manter o patrimônio de uma empresa, por meio de técnicas e boas práticas que promovem um melhor dinamismo no setor financeiro. No entanto, existem algumas empresas que não têm desenvolturas satisfatórias nesse âmbito e acabam atrasando a prosperidade do negócio que fazem parte.

Porém, a contabilidade consultiva ajudará na mudança desse comportamento. Você sabia que ela é tida como uma nova tendência empresarial? Isso se dá pelo fato de que ela incentiva a prática em uma rotina de trabalho cheia de burocracias. Ao analisar seus relatórios, o empreendedor terá acesso às novas tecnologias e meios de trazer inovação para as tarefas do departamento.

Sabedoria da estrutura financeira

Algumas empresas costumam ter uma contabilidade consultiva no intuito de verificar se sua estrutura financeira corresponde à realidade dos dados encontrados nos seus registros financeiros. Existem algumas maneiras de manter a estabilidade dentro de uma organização, mas há casos em que é preciso ter uma visão mais ampla da totalidade do seu negócio.

É interessante tomar decisões que maximizam os ativos fixos, em busca de sempre valorizá-los e aumentar a solidez das ações. Tudo isso proporciona a permanência no mercado e o aumento do valor do seu patrimônio. Logo, uma consultoria pode identificar pontos críticos que distanciam da probabilidade de gerar riquezas e mostrará o quanto é possível melhorar com a mudança de certos processos internos.

Prevenção de imprevistos e despesas

Esses são dois aspectos que mostram a importância de uma contabilidade consultiva, pois imprevistos e incidentes sempre acontecem, e todos devem lidar com eles. Gastos com equipamentos que quebram e precisam de reparos, aquisição de uma quantia maior de insumos para suprir uma demanda, clientes que ainda não realizaram o pagamento, são alguns exemplos.

A consultoria tornará mais fácil uma tomada de decisão em questões dessa natureza. Com um amplo conhecimento das despesas, o empreendedor tem a chance de fazer projeções e saber o quanto sua empresa gastará no ano seguinte. Isso traz uma projeção do valor total que estará disponível e destinado a investimentos, bem como impede um desequilíbrio em caixa.  

Ampliação do empreendimento

Toda empresa deseja expandir e atingir um maior número de consumidores. Está nos planos de algumas a abertura de filiais, a busca por novos mecanismos de vendas e o conhecimento de formas mais dinâmicas de criar um relacionamento duradouro com os clientes. A fidelização é a prova de que sua marca engajou o suficiente e conquistou a confiança deles.

Com a ajuda de uma contabilidade consultiva, o empreendedor verá de forma qualitativa e quantitativa as maneiras de ampliar seu empreendimento, em que crescerá sem prejudicar a saúde do seu negócio. Com os relatórios que ela gerará, fica fácil de produzir diretrizes que melhorem as oportunidades de sucesso. É necessário sempre se basear em dados reais, e essa consultoria fará isso.

Tal tomada de decisão poderá facilitar a criação de documentos que controlam e mantêm sua otimização, tais como um planejamento tributário, no intuito de reduzir sua carga e investir em leis de incentivo fiscal, um plano de indicativos, usando ferramentas digitais para trazer boas soluções, e uma análise de finanças, na procura por pontos de melhorias neste âmbito.

Como você percebeu, uma contabilidade consultiva traz muitas vantagens, e a compreensão sobre elas fará o empreendedor melhorar sua tomada de decisão em seus investimentos. Para isso, é preciso ficar sempre atento ao crescimento do seu negócio, organizar melhores diretrizes, agir de forma estratégica e manter regularizada a sua situação.

Gostou do nosso conteúdo? Que tal conhecer os quatro erros mais cometidos na rotina de um setor financeiro? Leia este post e entenda mais! Agradecemos sua visita e até uma próxima oportunidade!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This