Como fazer o gerenciamento de tempo corretamente. Blog da MG
gerenciamento de tempo

Quantas vezes você já pensou que precisa de mais de 24h no seu dia para completar todas as suas tarefas? Será mesmo que você conseguiria fazer tudo com algumas horas a mais? Se você não souber como fazer um bom gerenciamento de tempo, saiba que nenhuma hora extra será capaz de lhe ajudar.

Tenha em mente que administrar é aproveitar melhor o seu tempo. Para o crescimento profissional, por exemplo, isso pode ser um grande diferencial. Com um maior controle do seu tempo, você pode deixar de ser aquele funcionário que apenas cumpre os horários para se tornar um colaborador mais produtivo e que apresenta bons resultados.

Além disso, tendo um dia bem planejado, você estará pronto para enfrentar problemas inesperados, pois terá tempo suficiente para pensar em soluções mais efetivas.

Para lhe ajudar nesse desafio, trouxemos neste post algumas dicas valiosas sobre o assunto. Acompanhe!

Tenha um planejamento

A primeira dica é: planeje o seu dia. Muitas pessoas chegam ao trabalho sem nenhuma noção do que deve ser feito ou priorizado. Quando o assunto é gerenciamento de tempo, esse tipo de atitude é uma verdadeira armadilha.

Um bom planejamento é indispensável para você otimizar o seu tempo de trabalho e para concluir as suas tarefas dentro dos prazos previstos. Além disso, é importante reservar um horário para planejar as atividades que deverão ser realizadas ao longo do dia ou da semana, definindo prazos e trabalhando sempre dentro do que foi planejado.

Defina suas prioridades

É fundamental definir a prioridade de cada tarefa dentro da sua rotina de trabalho. Seja semanalmente ou diariamente, defina junto ao seu gestor e a sua equipe quais são as prioridades das atividades a serem concluídas.

Tente ter uma visão geral do ambiente de trabalho, procure se informar de cada projeto e quais são as suas urgências para tentar criar relações sobre qual tarefa realizar e quando. Você verá que essa organização também pode ser de grande ajuda em casos de imprevistos.

Crie um cronograma

Você pode usar uma agenda digital ou de papel para organizar as suas tarefas rotineiras e definir aquelas com prioridade de execução. Outra dica para fazer bom uso da sua agenda é montá-la ao final do expediente, pois assim tudo já estará organizado e planejado para o dia seguinte.

Use a tecnologia a seu favor

Utilize a tecnologia para gerenciar melhor o seu tempo. O e-mail é um bom exemplo: em vez de procurar setor por setor para alinhamento, você pode concentrar todas as informações em um só corpo de e-mail e encaminhar para todas as áreas. Existem também nos e-mails as agendas digitais, que podem lhe ajudar avisando sobre tarefas e/ou compromissos.

Mantenha a organização

Ao contrário do que se pensa, uma mesa de trabalho desarrumada ou repleta de objetos não é sinal de criatividade. Todo esse excesso pode prejudicar o seu raciocínio e dificultar a resolução de problemas mais urgentes.

Mantenha tudo no lugar, evite distrações, tente se organizar e procure seguir todas as dicas citadas até aqui para ter um bom rendimento diário.

Percebeu como um melhor gerenciamento de tempo pode trazer diversos benefícios? Administrar as suas atividades não quer dizer que você vai trabalhar mais, mas, sim, fazer um melhor uso do seu tempo com menor esforço.

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