Consultoria empresarial é fundamental. Blog da MG
consultoria empresarial

Você já deve saber que o Brasil não é fácil quando o assunto está relacionado a tributos, não é verdade? Para muitos empresários, as obrigações tributárias principais e acessórias se transformam em um verdadeiro bicho de sete cabeças. Além do próprio cálculo dos tributos, uma série de exigências são demandas no cumprimento da legislação tributária vigente.

É por essas e outras que a consultoria empresarial é fundamental durante o planejamento tributário de uma empresa. São inúmeros os motivos para contar com esse tipo de serviço, e nós vamos conferir cada um deles logo em seguida. Acompanhe!

Dificuldades para lidar com obrigações acessórias

O primeiro sinal de que a sua empresa precisa de uma consultoria empresarial é a dificuldade em lidar com as obrigações acessórias, isto é, livros contábeis, notas fiscais, entre outros. Em alguns casos, o problema é a própria organização dos processos corporativos. Em outros, o desconhecimento a respeito da legislação.

De uma forma ou de outra, a consultoria pode (e deve) servir de bastante ajuda para o empresário. Ela pode auxiliar o seu negócio a encontrar o melhor sistema, a definir normas e processos internos para o cumprimento dessas obrigações e — o que é mais importante — a ter tranquilidade de que não será multado por deslizes burocráticos.

Falta de planejamento tributário consolidado

Outro alerta vermelho que indica a necessidade de uma consultoria empresarial é a falta de um planejamento tributário consolidado na empresa.

O que isso significa? Muitos gestores são mais reativos do que proativos no pagamento de tributos. O resultado é que, em muitos casos, sequer usam um modelo de tributação adequado para a empresa.

Uma consultoria pode indicar se o seu negócio se sairia melhor com o Simples Nacional, o Lucro Real ou o Lucro Presumido, por exemplo. Além disso, ela também pode descobrir se existem isenções para a sua área de atuação, bem como possíveis descontos pelo cumprimento de determinadas obras.

Imprecisão no pagamento de tributos

Por fim, o último sinal de que a sua empresa precisa de uma consultoria empresarial urgentemente é a imprecisão no pagamento de tributos. Isso ocorre na maioria dos casos por dificuldades em lidar com toda a papelada que chega do fisco, fora a contabilização adequada da entrada e saída de mercadorias.

O resultado é que o empreendedor não sabe se está pagando tributos a mais ou a menos. Se pagar a mais, você influenciará negativamente o seu caixa — estamos falando de um grande desperdício de recursos da empresa. Por outro lado, se pagar a menos, corre o risco de pagar multas e juros de mora futuramente.

Em resumo, a consultoria empresarial é muito necessária para que a sua organização fique com as contas em dia. É uma forma não só de organizar questões burocráticas, como o pagamento de tributos, mas, principalmente, para que você tenha tranquilidade muito maior em relação às finanças do seu negócio.

Gostou do nosso post de hoje? Quer conhecer serviços e soluções na área de consultoria empresarial? Então, entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This