Como os dados financeiros auxiliam na tomada de decisões? - Blog da MG Auditoria, Consultoria e Contabilidade
Como os dados financeiros auxiliam na tomada de decisões?

No mundo atual, informação é o bem mais valioso das empresas. Quanto mais dados financeiros você tem à mão, melhores serão as chances de você tomar as decisões corretas na gestão da organização. Mas, afinal de contas, como esses dados podem auxiliar?

Os indicadores financeiros são o principal indicativo da saúde da sua empresa e uma forma eficaz de mensurar se as decisões tomadas estão levando a organização para o caminho certo, de fato. Vamos entender um pouco mais sobre eles? 

Separando caixa e competência

Quando se fala em saúde financeira, existe uma enorme diferença entre aquilo que você planeja gastar e aquilo que, efetivamente, você pode gastar. Esses dois conceitos são chamados de regimes de caixa e competência.

O caixa representa aquilo que você tem, efetivamente, na sua conta. É o dinheiro que você pode, se quiser, investir. Porém, é preciso tomar cuidado com a competência: ter dinheiro na conta, em um determinado momento, não quer dizer que você terá a mesma quantia no futuro. As contas, porém, não esperam que você tenha recursos. 

Um negócio que envolve sazonalidade, por exemplo, precisa ter um bom balanceamento entre caixa e competência. Momentos em que você realiza muitos negócios são importantes para reservar a quantia necessária para honrar os compromissos ao longo do ano. 

Chegou a hora de traçar as metas

Uma empresa que queira crescer e se desenvolver precisa de metas. Dificilmente uma organização consegue atingir resultados se não sabe exatamente onde quer chegar e, por isso, ter objetivos é fundamental. 

As metas devem ser traçadas de acordo com o planejamento estratégico da organização. Elas precisam ser capazes de mostrar aos colaboradores quais são os caminhos a serem seguidos e como fazer isso para atingir os resultados esperados. 

Portanto, as metas devem ser factíveis e desafiadoras. Isso quer dizer que não adianta você traçar metas muito audaciosas, que não poderão ser cumpridas, e nem fáceis demais, ao ponto de gerarem desmotivação no time. 

O papel dos relatórios financeiros

De longe, os relatórios contábeis parecem apenas um amontoado de números desconexos. Mas, sem nem precisar se aprofundar muito na análise, logo você perceberá que, na verdade, os dados financeiros obtidos nesses relatórios são fundamentais para a tomada de decisões

O relatório possibilita que seja feito um diagnóstico completo da situação da organização, dando subsídios para que você e seus sócios possam ter uma real noção da capacidade de investimento, direcionando os recursos para o atingimento das metas traçadas. 

Os relatórios contábeis são compostos dos seguintes itens: 

  • Balanço Patrimonial;
  • Demonstração de Resultado do Exercício;
  • Fluxo de Caixa.

Com essas informações você consegue fazer uma análise contábil qualificada, traçando estratégias para a alavancagem financeira que poderá levar aos resultados pretendidos. 

Portanto, não deixe a análise dos relatórios contábeis para segundo plano. Os dados financeiros, além de atestarem a saúde da sua empresa, possibilitam que você direcione seus esforços para buscar os resultados que estabeleceu como meta. Caso tenha gostado deste conteúdo, acesse os nossos perfis nas redes sociais e tenha acesso a muito mais! Estamos no Instagram e no Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This