Como reduzir a carga tributária da empresa? 4 dicas para você - Blog da MG Auditoria, Consultoria e Contabilidade
Como reduzir a carga tributária da empresa? 4 dicas para você

Seja no dia a dia empresarial ou mesmo no âmbito da vida pessoal, um assunto que costuma causar dor de cabeça entre os brasileiros é a questão da carga tributária. No meio dos negócios, especificamente, há uma série de obrigatoriedades que o empresário precisa manter em dia para estar em conformidade com a Lei.

No entanto, mesmo seguindo à risca a legislação, saiba que é possível diminuir os custos tributários de sua empresa a partir de algumas ações bem simples. De maneira geral, dando a devida atenção ao setor tributário da empresa e com um bom planejamento, tudo poderá ser bem mais eficiente.

Neste post, você vai conhecer quatro dicas práticas sobre como organizar o departamento tributário de sua empresa, de forma que as despesas sejam as mínimas possíveis. Confira!

1. Organize a carga tributária da empresa

Pode parecer uma dica óbvia, mas para que a sua empresa seja tributada com as taxas mais adequadas, o primeiro passo é criar um setor específico para cuidar estrategicamente desse assunto. Além disso, é comum que os governos municipais, estaduais e, mesmo o federal, concedam certos tipos de benefícios fiscais que se enquadram em diferentes situações, ou seja, é preciso ter alguém responsável que esteja sempre atento à demanda.

Nesse sentido, o setor tributário de cada empresa tem como objetivo planejar e gerenciar, de forma com que haja redução de impostos, o que significa manter a saúde da empresa e, consequentemente, o seu pleno funcionamento.

2. Descubra a melhor forma de tributação

A redução da carga tributária de uma empresa também significa enquadrá-la no sistema mais adequado, já que existem três tipos: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. A escolha da forma de tributação da empresa pode ser feita até o início de cada ano fiscal e o que o gestor precisa levar em consideração são suas pesquisas e análises, afinal, uma decisão errada poderá resultar em prejuízos.

Para um entendimento mais fácil, o Simples Nacional é normalmente usado pelas pequenas empresas, já que o seu sistema de arrecadação é feito com uma única guia. No sistema de Lucro Presumido, como o próprio nome diz, significa que a taxa de imposto será calculada baseada em um montante de lucro pré fixado por lei, o que não será vantajoso caso o resultado da empresa for menor do que o esperado.

O regime de Lucro Real costuma ser o mais interessante para grandes empresas com margens de lucro não tão altas. Nessa situação, os tributos são considerados a partir do lucro líquido atingido pela empresa.

3. Divida contas pessoais de pró-labore

Uma regra de ouro para qualquer empresário é não misturar contas pessoais com as da empresa, não apenas pela questão tributária. No que diz respeito ao pró-labore, não se esqueça de considerar que há o desconto do Imposto de Renda, mas existem alternativas que um consultor contábil poderá te apresentar que serão melhores e com menos desconto do que essa.

4. Crie divisões na empresa

Quando a empresa trabalha em diferentes áreas de atuação, é possível também que sejam feitas divisões para que os impostos sejam cobrados corretamente sobre cada tipo de atividade. Claro que é preciso uma boa análise antes de tomar uma decisão desse tipo, mas saiba que essa é uma possibilidade que poderá resultar em economia no pagamento de impostos, o que é totalmente legal!

Com planejamento, organização e atenção, é possível equilibrar os custos tributários da empresa e diminuí-los, quando possível, de forma legal. A partir de uma gestão bem estruturada e eficiente, não haverá desperdício de recursos na empresa, especialmente no que diz respeito ao pagamento de impostos indevidos.

Se você gostou do conteúdo, curta nossos perfis no Facebook e Instagram para continuar acompanhando as novidades e dicas que compartilhamos! Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This