Conciliação contábil: qual a importância para o negócio? - Blog da MG Auditoria, Consultoria e Contabilidade
Conciliação contábil: qual a importância para o negócio?

A cada fechamento de período contábil de uma empresa, diversos setores — gestores, contadores, administradores — são mobilizados em torno da conciliação contábil. Mas será que todos entendem o quanto esse processo é crucial para a saúde financeira do negócio?

Fazer a conciliação contábil é uma etapa importante para garantir a organização da empresa, e comprovar que todos os requisitos legais estão sendo seguidos.

Confira a seguir o que é exatamente esse conjunto de procedimentos e por que ele é tão importante para a saúde financeira da sua empresa:

O que é a conciliação contábil?

A conciliação nada mais é do que a conferência dos registros de entradas e saídas (ou débitos e créditos) nos livros contábeis da empresa, em comparação com seus documentos de origem.

Os documentos de origem que dão suporte aos lançamentos contábeis podem ser extratos de contas, comprovantes de pagamentos, pedidos de compra e assim por diante.

O importante é garantir que existam evidências de que as transações foram efetuadas de acordo com o que foi registrado. Planilhas de cálculos e relatórios também podem ser utilizados como demonstrativos para a conferência dos saldos.

Esse processo pode ser realizado anualmente, semestralmente ou mensalmente, de acordo com as necessidades de cada empresa.

Qual a importância da conciliação contábil?

Devido à quantidade de movimentações financeiras e lançamentos contábeis que ocorrem em uma empresa ao longo do tempo, sempre existe a possibilidade de ocorrer algum erro.

Quando esses erros não são identificados e corrigidos antes do fechamento mensal, as demonstrações financeiras não exibem a real situação patrimonial da empresa.

Alguns erros comuns que podemos citar são:

  • troca ou inversão de contas;

  • duplicidade ou omissão de lançamentos;

  • valores incorretos lançados (a mais ou a menos).

No fechamento anual das movimentações contábeis é imprescindível que o saldo de todas as contas esteja correto.

A conciliação é uma ferramenta essencial para a manutenção da escrituração contábil da empresa. O ideal é que seja feita mensalmente para evitar que um erro em um período se arraste para o próximo e vire um problema sério a longo prazo.

Como fazer a conciliação contábil?

A conciliação pode ser feita de três maneiras. Veja a seguir cada uma delas:

Conciliação bancária

Para comparar o saldo interno de uma empresa e o extrato bancário, você deverá desempenhar as seguintes ações:

  • avaliar se os lançamentos estão de acordo com os extratos bancários

  • avaliar se os procedimentos do controle interno estão corretos.

Conciliação de folha de pagamento

Para verificar se os registros contábeis refletem corretamente as movimentações geradas pelo sistema de folha de pagamento, acompanhe as seguintes tarefas:

  • confirmar se as horas de pagamento para cada funcionário estão de acordo com a apuração do sistema de apontamento;

  • garantir o valor de pagamento para cada funcionário, levando em conta horas extras e férias;

  • confirmar que os salários devidos a cada funcionário estão de acordo com os cálculos do período de pagamento;

  • verificar se as despesas de folha de pagamento estão programadas na conta correta da empresa.

É recomendado executar a conciliação de folha de pagamento pelo menos dois dias antes da data de pagamento dos colaboradores, para dar tempo de corrigir qualquer erro antes da efetivação.

Conciliação de clientes e fornecedores

Para comparar os valores provisionados e liquidados no sistema de contas a receber e contas a pagar da organização, você deverá desempenhar as seguintes ações:

  • conferir os relatórios gerados pelo sistema financeiro da empresa, confrontando os dados de faturamento com a razão contábil das contas dos clientes;

  • conferir os dados de pagamentos com as razões contábeis das contas de fornecedores.

Em resumo, a conciliação contábil é uma importante ferramenta de controle preventivo e detecção de falhas para garantir um bom encerramento das demonstrações contábeis.

Quer saber mais sobre o assunto para garantir que sua empresa está fazendo uma conciliação contábil eficiente? Entre em contato com nossos consultores!

BPO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This