Consultoria tributária: saiba o que é e descubra se sua empresa precisa
consultoria tributária

Sabendo da importância das obrigações tributárias e do quanto os impostos podem prejudicar os negócios, a busca pela consultoria tributária cresceu muito no Brasil. Isso tem proporcionado economias significativas a favor dos empreendimentos, que acabam com a sobrecarga dos gestores.

A quantidade e o valor dos impostos a serem pagos pelos empresários brasileiros figuram entre os maiores do mundo. Por isso, compreender quais são os tributos devidos e saber administrá-los corretamente é fundamental para evitar erros, como a incidência de multas e outros prejuízos financeiros vinculados à sua marca.

Com o propósito de ajudá-lo a entender, separamos neste post os motivos pelos quais a consultoria tributária é tão relevante, o que ela significa e as vantagens de contratar uma empresa especializada nesse serviço. Confira nos tópicos abaixo e faça uma boa leitura!

O que é a consultoria tributária?

A quantidade de impostos e taxas incididas sobre as empresas, em conjunto com a alta complexidade da legislação brasileira, faz com que empreender no Brasil seja uma tarefa extremamente árdua. Ser dono do próprio negócio neste país não é nada fácil, portanto, é necessário bem mais do que saber gerenciar diversos tipos de pessoas: é importante conhecer toda a regulamentação.

Além do fato de os empreendedores precisarem batalhar diariamente com o intuito de manter a lucratividade dos seus empreendimentos e saber lidar com a concorrência acirrada, eles ainda enfrentam a alta carga tributária exigida. Não basta apenas focar no diferencial competitivo: é dever da marca estar de acordo com as leis.

O objetivo dessa consultoria é justamente facilitar a vida dos empresários, fazendo com que administrar as cobranças não passe a ser uma atividade complexa e desgastante. Ela auxilia também na otimização das responsabilidades, impedindo a violação de qualquer lei e o pagamento de multas, podendo ser vista como um planejamento tributário.

A consultoria permite que o ambiente corporativo reduza as demandas jurídicas, tenha um posicionamento preventivo, diminua os gastos e experimente impactos positivos do seu balanço. Muitos podem duvidar da sua importância e do porquê dela ter de acontecer. Entretanto, a precisão costuma ser elevada e o conhecimento dos gestores é posto à prova.

O que a consultoria tributária oferece?

É importante que o dono de um empreendimento, ou um empresário que deseja manter a saúde do próprio negócio, saiba que uma consultoria tributária torna possível identificar e evitar gastos desnecessários. Por não saber quais são os impostos incidentes, muita gente perde uma quantia que poderia ser usada no investimento de ações, por exemplo.

Ao contratar uma empresa especializada nesse propósito, sua marca tende a melhorar a gestão e orientar a equipe na direção de um melhor planejamento. Ao avaliar tudo o que já foi pago, o especialista nessa ação é capaz de mostrar os pagamentos que foram despendidos desnecessariamente e como eles aumentaram os custos dentro do ambiente corporativo.

Conforme salientamos nos tópicos anteriores, o Brasil tem as maiores taxas relacionadas às obrigações tributárias. Logo, investir em tal tipo de serviço consiste em uma forma de agir racionalmente visando a prosperidade da companhia. Há empresários que não dão o devido valor às tarefas de um departamento financeiro ou contábil, pensamento comum que precisa ser revisto de modo urgente.

Com a oportunidade de reduzir as despesas e os valores pagos, fica fácil traçar um caminho que possibilite eficiência e garanta a preservação do patrimônio empresarial. Além do mais, isso maximiza a atenção nas atividades de cada funcionário dessa área, aumentando a colaboração coletiva para impedir o surgimento de uma crise financeira.  

Quais as vantagens da consultoria tributária?

A consultoria tributária traz diversos benefícios ao seu negócio. Inúmeros gastos podem ser diminuídos e várias informações valiosas são levadas em consideração. No entanto, investir nesse serviço faz com que os colaboradores responsáveis por essa área do empreendimento passem a ter conhecimento de determinadas novidades.

Você sabia que dá para engajar projetos culturais e até esportivos com os tributos que são pagos pela sua empresa? A lei do incentivo fiscal é uma boa alternativa para sua marca promover um momento de integração entre o setor financeiro e o de marketing, por exemplo. Esse feito colabora com o fortalecimento da imagem da corporação.

Como se não bastasse, trata-se também de uma oportunidade para que empresários aprendam certos termos do dicionário contábil e observem a melhor maneira de aumentar seus lucros. A consultoria mostra ainda alguns gargalos e processos desatualizados que impedem o crescimento de produtividade no ambiente de trabalho. A inovação precisa estar sempre aliada às suas estratégias.

Qual o melhor momento para contratar uma consultoria?

A maioria das empresas brasileiras paga mais impostos do que deveria, logo lucra menos. O jeito mais eficiente de evitar esse problema é se valer de uma consultoria tributária.

Para que um empresário identifique a necessidade desse tipo de serviço dentro do próprio ambiente de trabalho, alguns detalhes devem ser levados em consideração. Continue a leitura!

Dúvidas sobre os impostos

A dúvida que um empresário tem em relação a quais impostos deve pagar já é motivo suficiente para contratar uma consultoria tributária. Uma empresa pode recolher impostos pelo Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real, sendo que cada um deles têm uma carga tributária. O enquadramento inadequado resulta em pagamentos desnecessários e na redução dos ganhos do negócio.

Esclarecimento de multas e autuações

Se a organização teve de pagar uma multa ou foi autuada, alguma coisa está errada, não é verdade? Portanto, é imprescindível contratar uma consultoria tributária. Ela explica como surgiu o contratempo e quais foram os motivos que resultaram na cobrança.  Deste modo é possível corrigir erros, prevenir-se e impedir novas perdas.

Operações complexas no negócio

Existem setores que demandam bastante conhecimento da legislação, como os que trabalham com importação e exportação, comércio de produtos em diferentes estados, abertura de filiais, entre outros. São operações e trabalhos que dispõem de alta complexidade.

Esses tipos de situações envolvem distintos tributos, podendo gerar erros, gastos desnecessários e até mesmo multas. Em atividades complexas, a consultoria tributária torna o negócio mais eficiente e reduz os custos, otimizando a lucratividade e os resultados da empresa.

Busca pela redução de custos

Se uma corporação busca diminuir os gastos e alavancar os lucros, é fundamental que leve em consideração os altos impostos pagos, correto? Por isso, a consultoria tributária pode ser considerada uma grande parceira para o negócio. Trata-se de uma alternativa muito esperta e que tende a trazer inúmeros benefícios para qualquer empreendimento.

Como você percebeu ao longo do artigo, contratar uma empresa capaz de oferecer o serviço de consultoria tributária ocasiona o aperfeiçoamento das atividades e processos do seu setor financeiro.

Além disso, vale ressaltar que é perfeitamente possível reduzir custos, fazer uso da lei de incentivo fiscal e melhorar a gestão. Todo esse processo garante mais credibilidade e ajuda a inovar a imagem da sua marca. Não deixe de experimentar!

A MG disponibiliza serviços de auditoria, consultoria e contabilidade. Aproveite que está por aqui e entre em contato conosco para saber o que temos a oferecer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This