Consultoria tributária: saiba o que é e descubra se sua empresa precisa
consultoria tributária

Ser dono do próprio negócio no Brasil não é nada fácil. Além do fato de que os empreendedores precisam batalhar diariamente para manterem suas empresas lucrativas e saberem lidar com a concorrência acirrada, ainda é preciso enfrentar a altíssima carga tributária do país.

Realmente, a quantidade de impostos e o valor pago pelos empresários brasileiros estão entre os maiores do mundo. Por isso, entender quais são os tributos pagos e saber administrá-los corretamente é fundamental para evitar erros, como a incidência de multas e outros prejuízos financeiros para a empresa.

Sabendo da importância do assunto em questão e do quanto os impostos podem prejudicar os negócios, a busca pela consultoria tributária cresceu muito no país, proporcionado à empresa economias significativas e acabando com a sobrecarga dos gestores.

Para ajudá-lo a entender melhor sobre a consultoria tributária, separamos neste post tudo o que você precisa saber. Confira!

O que é consultoria tributária?

A quantidade de impostos e taxas incididas sobre as empresas, aliado a altíssima complexidade da legislação brasileira, faz com que empreender no Brasil seja uma tarefa extremamente árdua.

O objetivo da consultoria tributária é justamente facilitar a vida dos empreendedores, fazendo com que administrar as taxas e impostos de um negócio não seja tão complexo e desgastante.

A consultoria tributária elimina todas as dúvidas que os empreendedores possam ter em relação ao recolhimento de impostos e o pagamento de taxas. Essa consultoria auxilia também na otimização da carga tributária da empresa, evitando a violação de qualquer lei e o pagamento de multas.

Pode-se dizer que a consultoria tributária é um planejamento tributário e o posicionamento preventivo dos empreendedores. Ela permite que as empresas reduzam as demandas jurídicas, diminuam os gastos e experimentem impactos positivos no balanço do negócio.

Como identificar que a empresa precisa de uma consultoria tributária?

A grande maioria das empresas brasileiras paga mais impostos do que deveria, logo, lucram menos. A melhor forma de evitar que isso ocorra é por meio de uma consultoria tributária.

Para que um empresário identifique se precisa desse tipo de serviço, alguns detalhes devem ser levados em consideração.

Dúvidas sobre os impostos que devem ser pagos

Se um empresário tem qualquer dúvida sobre quais impostos deve pagar, somente isso já é um motivo para que uma consultoria seja contratada.

Uma empresa pode recolher impostos pelo Simples Nacional, pelo Lucro Presumido ou pelo Lucro Real, sendo que cada um deles possui uma carga tributária. O enquadramento tributário inadequado da empresa pode acarretar em pagamento de tributos desnecessários e a redução dos ganhos do negócio.

A empresa recebeu uma multa ou autuação

Se o negócio teve que pagar uma multa, ou foi autuado, alguma coisa está errada, não é verdade? Portanto, é imprescindível contratar uma consultoria tributária. Assim é possível corrigir qualquer erro e evitar novas perdas.

O negócio realiza operações complexas

Existem setores que demandam bastante conhecimento da legislação. Empresas que trabalham com importação e exportação, comércio de produtos em diferentes estados, abertura de filiais, entre outros. Essas empresas demandam muitas operações e trabalhos de alta complexidade.

Esses tipos de situações envolvem diferentes tributos, podendo acarretar em erros, gastos desnecessários e até mesmo multas. Em atividades complexas a consultoria pode tornar o negócio mais eficiente e reduzir os custos, aumentando a lucratividade e os resultados da empresa.

A empresa busca a redução de custos

Como todos sabem, a carga tributária do Brasil é uma das maiores do mundo. Se uma empresa busca reduzir os custos e otimizar os lucros, é fundamental levar em consideração os impostos pagos, correto? Por isso, a consultoria tributária pode ser considerada um grande parceiro para o negócio.

Entendeu o que é a consultoria tributária e quando a sua empresa precisa desse serviço? Agora não deixe de assinar a nossa newsletter e fique por dentro das melhores dicas e novidades para que o seu negócio se mantenha sempre em destaque no mercado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This