Contas a pagar e receber: como otimizar essa operação dentro da empresa? - Blog da MG Auditoria, Consultoria e Contabilidade
Contas a pagar e receber: como otimizar essa operação dentro da empresa?

Se você é um empreendedor, deve estar familiarizado com os processos de contas a pagar e receber, e sabe da sua importância para a saúde financeira de uma empresa. Porém, é preciso estar sempre em busca de novas maneiras de otimizá-los e deixar suas rotinas administrativas mais organizadas.

Pensando nisso, neste post, daremos algumas dicas para tornar essas operações ainda mais eficientes. Acompanhe!

O que são os processos de contas a pagar e receber?

Esses processos nada mais são do que o gerenciamento das entradas e saídas já previstas na conta da empresa.

A lista de contas a pagar abrange os pagamentos de despesas em geral. São obrigações assumidas com os fornecedores da empresa e outros compromissos financeiros, tais como impostos.

Já as contas a receber são os pagamentos que a empresa deve receber como receita. Inclui, por exemplo, letras de câmbio, títulos de crédito e promissórias a favor da empresa.

Qual é a importância para a saúde financeira da empresa?

Uma boa administração financeira envolve não apenas garantir que a receita seja maior que as despesas, mas também que o controle das datas de entradas e saídas seja feito de maneira eficiente. Com organização e planejamento, é possível evitar atrasos nos pagamentos de despesas e cobrar clientes em atrasos ou inadimplentes.

Evita-se, dessa forma, que a empresa fique no negativo ou que tenha que recorrer a empréstimos — sob os quais incidirão juros. Planejando com antecedência, é possível garantir uma taxa de juros mais favorável, reduzindo custos com capital de giro.

Como otimizar os processos de contas a pagar e receber?

O primeiro passo é garantir processos bem definidos para cada operação. O registro das contas a pagar e receber deve ser feito de forma regular e frequente, para não perder de vista nenhum compromisso.

Se a sua empresa já possui uma organização nesse setor, veja algumas dicas úteis que podem ajudar a tornar o controle das contas ainda mais eficiente:

  • antecipe o pagamento de contas que oferecem descontos;
  • ofereça vantagens para quem paga adiantado;
  • esteja preparado para cobrar devedores;
  • renegocie com os fornecedores antecipadamente, caso tenha dificuldade em honrar os compromissos;
  • nunca misture gastos pessoais e empresariais;
  • faça sempre um planejamento financeiro de longo prazo.

A melhor ferramenta para garantir um controle eficiente das contas é o planejamento. Sabendo o que está por vir, é possível, por exemplo, evitar atrasos, renegociar dívidas e conseguir crédito a juros mais baixos.

Vale a pena automatizar esses processos?

Manter um controle organizado das contas é uma tarefa dispendiosa, que requer muita atenção e disciplina. Uma automação certamente reduz o tempo necessário para executar as operações e o risco de erros.

Além disso, há alguns softwares que podem ajudá-lo com o gerenciamento dos prazos. Como todo o controle fica vinculado ao fluxo de caixa, eles também facilitam a visualização da situação financeira da empresa e a conciliação contábil. O sistema também permite classificar as contas de acordo com sua natureza e gerar projeções baseadas no histórico da empresa.

Como vimos, contas a pagar e receber são operações essenciais, e seu controle eficiente pode ajudar a garantir a saúde financeira e o sucesso do negócio. Além de organização e planejamento, um software de gestão também pode ser uma ferramenta valiosa para otimizar esses processos.

Gostou das nossas dicas sobre otimização de contas a pagar e receber? Aproveite e confira como fazer o controle eficiente de notas fiscais!

BPO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This