Desenvolvimento organizacional eficiente. Blog da MG
desenvolvimento organizacional

O desenvolvimento organizacional é formado por diversos treinamentos que têm como objetivo criar e desenvolver habilidades dos profissionais que compõem a empresa. Além, é claro, de aumentar as chances de sucesso do empreendimento.

Essa metodologia eleva o potencial dos colaboradores por meio do conhecimento, gerando novas habilidades e os capacitando para solucionar e prevenir problemas que a corporação pode apresentar.

Para ter um desenvolvimento organizacional eficiente é preciso tempo. Portanto, investir na área significa se preparar para o futuro.

Aprenda neste post como essa prática pode ajudar seu negócio a permanecer competitivo, produtivo e financeiramente saudável. Boa leitura!

Conceito de desenvolvimento organizacional

O desenvolvimento organizacional é um método que está diretamente relacionado à teoria comportamental. Leland Bradford, educador internacionalmente conhecido, foi o responsável pelo início dos estudos sobre o tema.

A técnica abrange as análises do comportamento humano e da estrutura organizacional. Também funciona como um estímulo para mudar comportamentos, atitudes, valores e cultura/estrutura de uma empresa para que ela se adapte às novidades e desafios cada vez mais recorrentes no mercado empresarial.

A teoria do desenvolvimento organizacional busca entender os cenários internos e externos, definir as mudanças que poderão ser feitas e os efeitos dessas alterações, bem como a junção dos objetivos do negócio com as necessidades de seus colaboradores.

Quando o desenvolvimento organizacional é uma boa alternativa

Empresas que adotam o desenvolvimento organizacional buscam desenvolver condições menos hierárquicas, que visam agilizar as tomadas de decisões — prática extremamente decisiva nos dias de hoje, uma vez que muitos produtos e serviços são produzidos em massa e os consumidores estão cada vez mais imediatistas.

Se o seu empreendimento está vivenciando momentos de indecisão, ausência de visão estratégica, e demonstra que está estagnado em determinadas etapas, o desenvolvimento organizacional pode ser a alternativa para superar tais problemas e crescer.

A boa notícia disso tudo é que todos os passos do desenvolvimento organizacional são flexíveis, podendo se adaptar ao perfil de qualquer segmento de negócio e de consumidores.

Diante dos diversos desafios do mercado, nunca hesite em buscar soluções que possam desenvolver o seu negócio. Para isso, é importante que você:

  • mantenha-se atualizado;
  • planeje-se;
  • elabore metas reais e objetivos alcançáveis;
  • simplifique tudo o que puder a fim de diminuir o nível de burocracias internas;
  • concentre-se no que realmente importa: oferecer excelência tanto para colaboradores quanto para clientes.

Vantagens do desenvolvimento organizacional

Vale destacar que o desenvolvimento empresarial contém fatores práticos e mentais, afinal, para que atitudes/comportamentos mudem, é preciso que a cultura da empresa esteja direcionada para isso.

Dessa forma, ao deixar a cultura do ambiente de trabalho mais enxuta e eficiente, praticamente todas as respostas e soluções podem surgir mais rapidamente, o que melhora o fluxo de processos e aumenta a satisfação tanto das equipes quanto dos clientes.

Pode-se destacar como benefícios do desenvolvimento organizacional:

  • controle mais certeiro das atividades e colaboradores com planos de ação eficientes e constantes, assim como uma política bem fundamentada e compreendida por todo o sistema da corporação;
  • problemas e conflitos internos são resolvidos mais facilmente, pois existem procedimentos focados em evitar e solucionar esse tipo de ocorrência rapidamente sem prejudicar as demais operações;
  • facilita a adaptação de novos profissionais, uma vez que há um plano estratégico que precisa ser seguido;
  • promove a integração entre setores a fim de aumentar a compreensão do grau de importância das tarefas de cada um deles;
  • foco duplo e bem-estruturado (na produção e nos colaboradores);
  • foco na empresa como um todo, com o desenvolvimento do sentimento de cooperação mútua entre os envolvidos;
  • divisão dos processos em etapas, o que garante a identificação de gargalos antes mesmo de ocorrerem.

Esperamos que as informações abordadas ao longo deste post possam te ajudar a elaborar um desenvolvimento organizacional eficiente na sua empresa.

Aproveite esta oportunidade e utilize o campo de comentários para fazer perguntas a respeito deste assunto e compartilhar suas experiências!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This