Gestão de desempenho: entenda o que é e como aplicar em seu negócio - Blog da MG Auditoria, Consultoria e Contabilidade
Gestão de desempenho: entenda o que é e como aplicar em seu negócio

A saúde das empresas é garantido pelas pessoas que nela colaboram, que muitas vezes podem ser subaproveitadas. A razão disso é que nem sempre fica claro que a gestão de desempenho não se limita a avaliação da performance de um colaborador.

Se a sua empresa ainda não adotou um sistema de gestão de desempenho, você precisa conhecer os benefícios desta ferramenta. É uma forma de medir não somente a eficiência dos seus colaboradores, mas também o seu nível de engajamento.

Confira a seguir o que é a gestão de desempenho e quais as vantagens que pode trazer para o seu negócio:

O que é a gestão de desempenho?

Assim como as empresas adotam sistemas de gestão para acompanhar os resultados financeiros e operacionais, o desempenho individual de seus colaboradores pode ser um indicador crucial para determinar o sucesso de uma empresa.

A gestão de desempenho não é algo pontual como uma avaliação de um determinado período, e sim um processo contínuo. A avaliação de desempenho certamente é uma etapa dentro deste processo.

No entanto, o processo contínuo permite identificar, medir e desenvolver o desempenho de funcionários e equipes, ao mesmo tempo em que alinha esse desempenho com os objetivos estratégicos da empresa.

O ciclo de gestão se inicia na definição de expectativas de desempenho. Esta definição deve ser acordada entre funcionário, gestor e empresa. A avaliação do desempenho neste período marca o final de um ciclo e início do próximo, com a redefinição de expectativas.

Quais são as vantagens de adotar a gestão de desempenho?

Entre as principais vantagens para a empresa, se encontram:

  • aumento de motivação por meio da valorização dos funcionários;
  • diminuição da rotatividade;
  • melhoria de desempenho, tanto de indivíduos quanto de equipes;
  • visão compartilhada e conquista de objetivos estratégicos da empresa

O objetivo maior da gestão é garantir uma melhoria de desempenho da empresa. O processo busca, além de estimular uma melhoria de desempenho dentro de suas equipes, conseguir um retorno maior para a performance da empresa.

A natureza interativa – e iterativa – de um processo contínuo de avaliação de desempenho permite que a performance individual dos funcionários contribua para o bom funcionamento e crescimento da empresa.

Os colaboradores adquirem uma clareza maior do que é esperado deles, por meio de feedback constante, e podem ajustar sua performance de acordo. E o gestor tem maior visibilidade das contribuições individuais dentro da equipe.

Quais são os principais desafios ao se adotar a gestão de desempenho?

Toda implementação de sistemas e metodologias requer acompanhamento e alguns ajustes ao longo do tempo até que se obtenha os resultados esperados.

Alguns dos principais desafios para o sucesso da gestão de desempenho são:

Falha ao estabelecer quais são as métricas apropriadas

Se as métricas escolhidas não forem devidamente mensuráveis, ou não estiverem alinhadas com os objetivos estratégicos da empresa, dificilmente a gestão de desempenho terá o efeito esperado.

Recompensas que não contemplam a individualidade dos funcionários

Muitas empresas ainda utilizam estratégias de tamanho único, que desconsideram as contribuições individuais que cada colaborador tem para oferecer. Oferecer experiências customizadas pode ser um incentivo mais competitivo para melhorar a retenção de talentos.

Ferramentas não integradas ou design de gestão incorreto

Tanto os processos quanto as ferramentas utilizadas precisam estar alinhados com os objetivos estratégicos da empresa e adequados às necessidades específicas de cada organização.

Em outras palavras, todas as partes envolvidas devem ser consultadas para garantir a eficácia da gestão de desempenho.

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