Entenda a importância de contratar empresa de auditoria!
importância-da-auditoria

Seja qual for o porte da empresa, seu dia a dia é repleto de processos que precisam ser constantemente analisados e, quando necessário, melhorados. Para garantir maior qualidade a essa rotina, nada melhor do que conhecer a importância da auditoria. Trata-se, afinal, de um trabalho fundamental para o desenvolvimento de qualquer negócio.

Erroneamente, gerentes e gestores subestimam o trabalho do auditor, especialmente nas pequenas e médias empresas. Muitos consideram que a auditoria deve ocorrer apenas nos grandes negócios, mas tal etapa também é muito importante para os pequenos empreendimentos.

A partir dessa análise profissional, será possível enxergar o que precisa melhorar, preparar o negócio para o futuro e, até mesmo, fazer os investimentos certos. Para ajudar você a entender a importância da auditoria, explicamos um pouco mais sobre o assunto logo abaixo. Acompanhe!

Para que serve uma auditoria?

Primeiramente, é interessante entender o papel da auditoria em uma empresa: nada mais é do que uma avaliação profunda e cuidadosa sobre as atividades que são realizadas. Na prática, essa análise visa conferir se o que é feito segue aquilo previamente definido, de acordo com os objetivos traçados pelos gestores.

As auditorias devem ocorrer em períodos definidos, segundo o que a empresa achar necessário. Elas podem ser realizadas anualmente, semestralmente ou em outro intervalo. De forma geral, as análises servem para avaliar procedimentos e prevenir fraudes ou demais problemas relacionados ao financeiro, atestando a credibilidade do negócio.

Como a auditoria é feita?

Existem dois tipos de auditoria: interna e externa. No primeiro caso, é um funcionário da própria empresa que cumpre o papel de auditor, fazendo as conferências necessárias de dados e números. Já a auditoria externa é conduzida por uma companhia independente, onde um profissional sem nenhum vínculo empregatício com o negócio contratante será o responsável pela avaliação dos processos.

As duas modalidades podem ser eficazes, mas nem sempre uma empresa (especialmente as pequenas) pode contar com um próprio setor de auditoria interno. Com isso, a avaliação externa é recomendável, pois ainda traz uma maior credibilidade no que diz respeito aos resultados — uma vez que o auditor não tem nenhum laço com o negócio.

Quais são os benefícios proporcionados?

Entre os principais benefícios trazidos pela auditoria, podemos listar os seguintes:

  • ajuda a identificar melhorias para os procedimentos e o controle interno;
  • atesta a credibilidade e a segurança de novos investimentos;
  • auxilia nas tomadas de decisões, com dados confiáveis;
  • melhora as práticas de governança;
  • contribui com o controle dos bens da empresa.

Essas são apenas algumas das vantagens obtidas a partir de uma auditoria. No entanto, para que o processo seja eficiente, é preciso contratar uma empresa séria, com credibilidade e experiência de mercado.

Na hora de decidir a melhor opção para atender às suas necessidades, sempre avalie a estrutura oferecida pela companhia auditora, o perfil dos profissionais, seu histórico no mercado e, claro, o custo-benefício.

Não há dúvidas de que, ao contratar o serviço de auditoria, sua empresa terá somente a ganhar. Os próximos passos do negócio serão mais bem planejados e executados, atingindo os objetivos de uma maneira eficiente.

Agora que você já sabe a importância da auditoria, que tal conhecer o trabalho de uma empresa especializada e com experiência de mercado? Acesse nosso site agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This