O que é consultoria fiscal e quais são as suas funções? Blog da MG
consultoria fiscal

Fazer o acompanhamento fiscal e tributário é uma questão complexa para qualquer tipo de empresa. Para os empreendedores que se ocupam de várias frentes do negócio, muitas vezes, faltam tempo e conhecimento técnico para lidar com o assunto.

É nesse contexto que surgem as empresas de consultoria fiscal, sabendo que a questão tributária é um aspecto que não pode ser negligenciado pelos gestores e que existe uma grande demanda para esse tipo de prestação de serviços.

Confira as dicas abaixo e entenda o que é consultoria fiscal e quais são as suas funções. Continue a leitura e acompanhe!

Conceito de consultoria fiscal

A consultoria fiscal nasceu para orientar as empresas em relação à maneira correta de recolher os impostos, fazer o bom planejamento do pagamento dos tributos e orientar acerca das possibilidades de se pagar menos tributos, quando possível.

O serviço é prestado por consultores da área contábil capacitados e treinados para fazer esse acompanhamento em empresas de qualquer segmento. A equipe lança um olhar criterioso sobre as práticas contábeis e fiscais da companhia e consegue detectar erros, janelas de oportunidades e melhores práticas, que podem ser implementadas para o melhor fluxo do negócio.

Opção de contratar uma consultoria fiscal

Qualquer empresa, independentemente de seu tamanho ou segmento, pode contratar uma consultoria fiscal. Essa alternativa deve ser considerada, principalmente, quando os profissionais da própria organização não conseguem ou optaram por não fazer esse acompanhamento por si só.

Por ser uma atividade que exige grande nível de especialização, muitos contadores que atuam nas empresas não conseguem acompanhar e preferem delegar esse serviço a uma organização especializada em consultoria. Esse é um investimento que pode garantir a tranquilidade do empreendedor e a continuidade do negócio.

Funções da consultoria fiscal

Toda organização recolhe tributos em diferentes níveis (municipais, estaduais e federais) e, muitas vezes, não sabe a melhor maneira de fazer isso. Também acontece de a empresa não recolher um imposto fundamental para o seu segmento por puro desconhecimento. A consultoria fiscal orienta nesse sentido e dá direcionamentos acerca das melhores alternativas.

Essas adequações podem ser em nível geral, o que ajuda na condução do cotidiano, ou em momentos específicos — como no encerramento do período fiscal, na data de uma auditoria interna ou em outro momento mais direcionado.

Diferença entre consultoria e assessoria fiscal

Essa é uma dúvida comum entre os empreendedores: a diferença entre consultoria e assessoria fiscal. A primeira atua analisando a realidade fiscal da sua empresa para orientar sobre que rumo deve ser seguido. Esse serviço envolve o direcionamento da organização, o providenciamento de documentações e o auxílio na tomada de decisões, entre outras ações.

A assessoria está mais relacionada ao envolvimento operacional e ao aconselhamento das equipes, ou seja, a como fazer especificamente. A empresa pode lançar mão das duas alternativas, e isso vai depender da realidade da companhia e dos objetivos institucionais que se espera dela.

Planejamento fiscal

Uma das grandes vantagens de se contratar uma consultoria fiscal é a segurança de que a sua empresa terá um planejamento fiscal a cumprir, ou seja, que isso não será feito de forma aleatória e sem sentido. Os consultores farão uma análise aprofundada sobre as melhores formas de recolhimento e as alternativas de acordo com a sua localidade.

Outra vantagem é que, como a legislação é ampla e pode variar de realidade para realidade, os profissionais vão estudar detalhadamente quais as leis que se enquadram aos seus processos e vão trabalhar de acordo com as atualizações legislativas. O importante é que a prática da sua empresa seja sempre condizente com a legislação atual.

Conseguiu visualizar como a consultoria fiscal pode facilitar a gestão da sua empresa? Se quer receber outros conteúdos como este, siga nossas redes sociais: estamos no Facebook e no Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This