O que o empresário deve saber sobre contabilidade consultiva?

Uma vez que a empresa esteja definitivamente aberta e operando normalmente, o empresário tende a cometer alguns erros. Esses equívocos podem comprometer a saúde financeira do negócio. Entre eles, o mais comum é acreditar que ele precisa ser um especialista em contabilidade.

Com isso, o empreendedor tende a deixar a qualidade da gestão contábil em um quase eterno segundo plano, como se os problemas contábeis fossem resolvidos a qualquer momento e via algum passe de mágica. Para evitar essa cilada, você precisa saber o que a contabilidade consultiva pode fazer pela sua empresa.

Para entender melhor do que se trata essa contabilidade consultiva e quais são os benefícios proporcionados por ela, continue a leitura!

O que é contabilidade consultiva?

Em termos gerais, contabilidade consultiva diz respeito à utilização de informações contábeis que se tornem soluções ideais para cada negócio. A partir dessas informações relevantes, as análises dos números exibidos pelo negócio ficam mais claras e objetivas.

Consequentemente, a elaboração de planejamentos estratégicos e o processo constante de tomada de decisão ganha muito mais valor. Em resumo, é como se a sua empresa passasse a contar com um serviço de contabilidade customizado — esse é o grande diferencial concedido pela contabilidade consultiva.

Quais são os benefícios fornecidos pela contabilidade consultiva?

Acredite, ao aprimorar a gestão contábil do seu negócio você só tem a ganhar. Como a sua empresa contará com o suporte de especialistas, as chances de crescimento serão multiplicadas. Entenda os motivos, explicados a seguir!

Apoio de profissionais altamente capacitados

Esqueça aquele perfil de empreendedor multitarefa. Em matéria de gestão empresarial, quem tenta fazer muitas coisas ao mesmo tempo fica propenso a não concretizar nada com a qualidade desejada. Em se tratando de gestão contábil, há ainda alguns detalhes espinhosos.

O principal deles se refere ao acompanhamento das alterações da legislação que rege as normas do setor. Esse monitoramento não é uma tarefa simples. Além disso, nada como uma equipe direcionada especificamente para a contabilidade do seu negócio, para enxergá-lo com uma lupa. Com a contabilidade consultiva, as análises dos relatórios serão extremamente minuciosas.

Ganho de tempo

Independentemente do porte da sua empresa, a contabilidade inerente a ele sempre apresentará algum grau de complexidade digno de preocupação. Perceba que, quando nós não dominamos um determinado assunto, as dúvidas começam a proliferar. Resultado? Devido ao medo (justificável) de tomar decisões incorretas, você perde um tempo precioso vendo e revendo os relatórios contábeis.

Redução de custos

Com a contabilidade consultiva, você pode direcionar toda a sua energia para o core business do negócio. E caso seja possível, saberá que o time de especialistas readequará o regime tributário da empresa. A qualidade da gestão contábil ainda garante uma significativa economia quanto ao recolhimento de tributos por meio da prática da elisão fiscal.

Com todas essas vantagens, fica fácil notar que a contabilidade consultiva realmente funciona como uma parceria de negócios. Parceria essa responsável pelo crescimento sustentável de muitas empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte!

Então, o que você está esperando para colocar a sua empresa no rumo do sucesso? Entre em contato conosco, conheça um time de especialistas em contabilidade consultiva e fique por dentro das soluções que se encaixam no perfil do seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This