Outsourcing contábil: 4 benefícios inegáveis da terceirização contábil
outsourcing contábil

Podemos dizer, sem exagero, que a contabilidade é o coração de qualquer empresa. Quando esse setor vai mal, o negócio corre sérios riscos de naufragar. E essa probabilidade de falência em um período de médio a longo prazo tem feito muitos gestores perderem o sono. Mas há uma solução: o chamado outsourcing contábil.

Esse conceito vem ganhando muita força no mercado, a ponto de se tornar uma tendência do mundo empresarial. Isso porque, ao aplicá-lo na área de contabilidade, tem-se um time de peritos cuidando de um ponto delicado para o sucesso da empresa. Com isso, você e outros colaboradores podem se dedicar mais ao core business do negócio.

Neste post, vamos explicar como funciona esse outsourcing contábil e quais são as principais vantagens que ele pode oferecer à sua empresa. Continue lendo para conferir!

O que é outsourcing contábil?

Por ser extremamente técnica, a contabilidade de uma empresa não costuma ser feita dentro da sua própria estrutura. É muito comum, por exemplo, que os gestores optem por contratar um escritório especializado para responder por essa área — afinal, a área contábil não costuma ter uma ligação direta com o negócio.

Ao mesmo tempo, porém, ela é extremamente necessária para o bom andamento das suas rotinas e da sua operacionalidade. É aqui, portanto, que entra o outsourcing contábil. O que o torna diferente de uma simples terceirização é justamente a expertise e os conhecimentos técnicos específicos exigidos por esse tipo de atividade.

Quais são as principais vantagens de contar com esse recurso?

1. Mais tempo para focar nas atividades que dão lucro ao negócio

Ao delegar as operações contábeis a uma empresa especializada, você já ganha um benefício inegável: a liberdade de voltar os olhos para as atividades lucrativas do seu negócio.

Isso se torna ainda mais importante em pequenas e médias empresas, pois elas contam com poucos colaboradores. Seria ótimo concentrá-los na captação de novos clientes e fidelização dos já existentes, não é mesmo? Pois isso é possível por meio do outsourcing contábil.

2. Suporte de profissionais altamente especializados

Como você já deve saber, a contabilidade não admite erros, nem mesmo aqueles que, a princípio, parecem ser insignificantes. Para as empresas, equívocos contábeis equivalem a diversas punições; com o passar do tempo, as multas podem encarecer o negócio e torná-lo insustentável. É nesse momento que as empresas fecham as portas.

Com o outsourcing contábil, você terá o suporte de mão de obra extremamente especializada, algo muito valioso nessa área. Em geral, empresas que oferecem o serviço contam com larga experiência, além de ostentarem uma renomada reputação no mercado.

Mais do que a contratação de um serviço, você terá à sua disposição uma empresa disposta a ser parceira do seu negócio. Afinal, ela estará tão interessada no sucesso da sua organização quanto você.

3. Redução de custos

A contratação de uma empresa especializada pode ser bem mais econômica do que se imagina. Em muitos casos, o investimento que exige a contratação de um contador tende a superar os valores propostos por uma terceirização. E os reflexos disso apontam diretamente para uma redução de custos na empresa.

A organização consegue economizar, por exemplo, com recrutamento e seleção, equipamentos necessários e outras exigências de recursos humanos. Com o outsourcing contábil, esse investimento passa a ser do escritório contratado.

Além disso, como dissemos, ele costuma concentrar apenas profissionais experientes, altamente capacitados para a realização das atividades. E, como as chances de erros serão quase nulas, a probabilidade de a sua empresa ser penalizada com multas seguirá a mesma linha.

4. Consultoria contábil mais efetiva

Além dos serviços típicos de contabilidade, com o outsourcing também se pode receber uma contabilidade consultiva. Isso significa que você e os demais gestores terão uma compreensão bem mais ampla e objetiva acerca do impacto que cada resultado gerou.

Assim, a influência dos indicadores do negócio fará muito mais sentido. Você saberá, por exemplo, por que o ponto de equilíbrio é tão importante para o desenvolvimento da empresa, bem como o acompanhamento do capital de giro.

O aperfeiçoamento da compreensão de todos esses aspectos é fundamental para que a empresa realinhe o seu planejamento estratégico, além de ser vital no processo de tomada de decisão. Ou seja: com o outsourcing contábil, sua empresa fará as melhores escolhas.

5. Maior segurança nos resultados

Em um cenário marcado por mudanças legislativas e atualizações fiscais e tributárias recorrentes, apostar em um escritório que acompanha a evolução contábil de perto oferece muito mais segurança ao empresário e ao levantamento contábil do seu negócio. Afinal, a empresa não pode descuidar das obrigações tributárias e financeiras para não correr o risco de ser penalizada por eventuais irregularidades.

6. Visão analítica do negócio

A contabilidade é a área que mais oferece uma visão ampla da saúde do negócio. Os números fornecidos por ela conseguem mostrar, por exemplo, qual setor da empresa pode ser melhorado e qual está gastando demais.

Com isso, o empresário pode programar melhorias mais efetivas ao negócio, como o aumento das compras ou de investimentos com chance de retorno. Um exemplo claro de como a contabilidade pode interferir na tomada de decisão da empresa — precisando, portanto, estar totalmente livre de riscos ou eventuais erros.

7. Maior competitividade

Quando a área contábil recebe um bom acompanhamento, os impactos disso são diretamente sentidos na rotina empresarial e em toda a cadeia de suprimentos.

Com as obrigações fiscais em dia, é possível se adaptar mais facilmente à evolução do mercado e adequar os investimentos às áreas e atividades que, realmente, dão mais resultado. Isso, é claro, reflete direto no mercado, e ajuda o negócio a estar sempre um passo à frente da concorrência.

8. Mais foco e atenção no cliente

A partir do momento em que opta por investir no outsourcing contábil, o empresário tem uma preocupação a menos com um setor tão importante para a empresa. Assim, consegue voltar seus olhos esforços para as áreas e setores que são, de fato, o coração do negócio. Aquelas que costumam ter relação direta com o cliente final.

Essa cadeia, como se sabe, é a grande responsável por construir e manter a boa imagem da empresa no mercado. Justamente por isso é essencial dar atenção aos serviços de pós-venda, à fabricação de produtos de qualidade e ao atendimento de excelência, por exemplo.

Enfim, por tudo o que vimos aqui, podemos perceber como o outsourcing contábil pode ajudar a tornar a empresa mais competitiva, otimizando as atividades que podem ser delegadas para fortalecer a sua presença no mercado.

Agora, se gostou deste conteúdo, entre em contato conosco e conheça os serviços que temos a lhe oferecer!

BPO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This