Perícia Contábil: saiba o que é e como ela é feita - Blog MG
perícia contábil

Você já leu ou ouviu a expressão perícia contábil? Trata-se de um serviço específico de atuação dos escritórios de contabilidade e que difere da própria consultoria contábil. Muitos contadores têm direcionado atenção à perícia contábil justamente para se diferenciarem em meio à multidão de profissionais do setor.

Continue a leitura para conhecer os aspectos por trás do conceito de perícia contábil, os tipos existentes e suas diferenças para a auditoria contábil!

O que define uma perícia contábil?

Basicamente, a atividade de perícia contábil prevê o levantamento de evidências que visem elucidar e facilitar uma tomada de decisão em casos que envolvam disputas ou litígios — sejam judiciais ou extrajudiciais.

O objetivo dessa variante de perícia consiste em coletar um material rico o suficiente para gerar um relatório consistente. O perito contábil emite, portanto, um parecer técnico com o intuito de certificar os fatos levantados. Com base nesse laudo técnico, o profissional sugere sentenças judiciais. Em certas situações, ele pode simplesmente emitir a sua opinião de perito.

Quais são os tipos de perícia contábil?

Conforme indicado anteriormente, existem duas vertentes de perícia contábil. Saiba mais sobre elas e as atividades que envolvem:

Perícia contábil judicial

Nessas circunstâncias, a perícia ocorre mediante solicitação de um parecer técnico por parte do juiz que vai avaliar o caso. Uma vez convocado, o perito deve realizar uma sequência de trâmites, resumidos entre ações de coletar evidências e analisar as referidas informações contábeis.

A perícia judicial é utilizada em típicos casos de litígio. Para atuar como perito da situação o contador não pode apresentar qualquer tipo de convívio e proximidade com as partes envolvidas. Desse modo, é possível assegurar total imparcialidade na avaliação das provas e confecção do laudo.

Perícia contábil extrajudicial

Bem frequente, a perícia extrajudicial entra em ação quando não há litígio propriamente dito. Entre outros casos, o perito fica incumbido de avaliar a partilha de bens, as transações de venda e aquisição de empresas e, principalmente, os cálculos das indenizações trabalhistas.

Por sinal, vale destacar que os referidos cálculos são constantes. É bem comum que, após o processo demissional, as quantias a serem pagas sejam revisadas por um perito contábil. Nesses casos, o profissional considerará tanto o cargo ocupado pelo trabalhador quanto o período de permanência na empresa.

Na perícia extrajudicial, os serviços devem ser solicitados por uma das partes em questão. Como a própria expressão indica, não há vínculo com o judiciário. Logo, trata-se de uma prestação de serviço voltada às necessidades do contratante.

Qual é a diferença entre serviço de auditoria e perícia contábil?

Se você está familiarizado com as funções inerentes à auditoria contábil, deve ter notado algumas semelhanças desse serviço com a perícia contábil. Porém, há distinções, conforme apontaremos a seguir.

Particularidades da auditoria contábil

A auditoria contábil tem como premissa inicial uma varredura das atividades exercidas por uma organização. A finalidade reside em verificar se existe alinhamento entre essas atividades e a legislação vigente, ou com as próprias diretrizes da empresa.

Quando interna, a auditoria é efetuada por um especialista solicitado pela mesma organização. Já a auditoria externa é conduzida por uma instituição desvinculada da empresa avaliada.

Peculiaridades da perícia contábil

A perícia contábil tem como diferencial a coleta de indícios físicos e evidências jurídicas, o que é feito com o intuito de averiguar o verdadeiro status da contabilidade da organização sob investigação.

O segredo do sucesso empresarial depende de uma boa contabilidade. Naturalmente, tanto a auditoria quanto a perícia contábil são atividades imprescindíveis. As diferenças precisam ser esclarecidas para que a empresa saiba exatamente qual tipo de serviço deve contratar em cada momento.

Quer saber mais sobre auditoria, contabilidade e gestão financeira? Assine nossa Newsletter e receba tudo diretamente no seu e-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This