5 passos para construir um planejamento financeiro. Blog da MG
planejamento financeiro empresarial

O planejamento financeiro é uma das etapas mais importantes para a gestão financeira de uma empresa, tanto em curto quanto em longo prazo. O plano financeiro, como também é chamado, diz respeito a todas as ações e estratégias utilizadas que visam alcançar os objetivos financeiros da empresa e manter o crescimento do negócio.

O planejamento financeiro empresarial permite que os empreendedores tenham uma visão abrangente do negócio e consigam fazer uma previsão dos próximos meses e, até mesmo, anos seguintes. Além disso, esse planejamento é fundamental para que a empresa esteja preparada para enfrentar oscilações do mercado e manter os investimentos para o aperfeiçoamento do negócio.

Para ajudá-lo a manter o seu negócio em crescimento, separamos neste post 5 passos para construir um planejamento financeiro empresarial. Confira!

1. Conheça a situação financeira da empresa

O primeiro passo para que um empreendedor monte um planejamento financeiro é conhecer a situação atual da empresa. Em outras palavras, é imprescindível entender todas as contas pagas, conhecer as dívidas e todos os detalhes que possam influenciar nas finanças.

Outro detalhe que auxilia bastante no planejamento é levantar todos os pontos negativos e positivos da empresa e do mercado na qual ela está inserida. Isso será fundamental para a tomada de decisões e as estratégias utilizadas.

2. Faça uma previsão de gastos

Para fazer o planejamento financeiro empresarial é preciso prever todos os gastos que a empresa pode ter. Além disso, deve-se alinhar essas informações com a receita base da empresa. Isso ajuda os empreendedores a preverem os mais diversos cenários e estarem preparados para as situações mais adversas.

3. Monte um calendário financeiro

Todo e qualquer planejamento precisa contar com um calendário, certo? Portanto, é imprescindível que os empreendedores, ao realizar o planejamento financeiro empresarial, apontem as datas de todas as movimentações financeiras da empresa — tanto as despesas, quanto receitas.

Esse calendário será fundamental para que a empresa esteja preparada para os períodos de baixa e alta demanda, assegurando resultados favoráveis em todos os cenários.

4. Negocie com fornecedores

Obviamente, os fornecedores têm grande influência no planejamento financeiro do negócio, afinal, eles são as maiores despesas de qualquer empresa. Por isso, é fundamental que os empreendedores saibam negociar com os parceiros e alinhem as estratégias entre todas as partes envolvidas.

Vale destacar que a negociação com os fornecedores têm um papel de extrema importância para o negócio, pois ele será o responsável por obter melhores preços e condições especiais de pagamento.

5. Monte e implemente planos de ação

Depois de alinhado a estratégia da empresa com os fornecedores, obtidos os melhores preços e realizada a previsão de todas as movimentações financeiras do negócio, chegou a hora de agir para corrigir falhas e aperfeiçoar os processos.

Montar e implementar os planos de ação na empresa nada mais é do que colocar em prática todas as estratégias e manter a empresa dentro do planejamento determinado, garantindo que todos os resultados esperados sejam alcançados e a empresa mantenha seu desempenho no mercado.

O planejamento financeiro empresarial é essencial para assegurar o bom desenvolvimento do seu negócio. Ele garantirá que as tomadas de decisões sejam feitas de maneira estratégica, a fim de garantir que os investimentos sejam feitos da melhor forma possível.

Agora que você já sabe quais são os principais passos para a construção do planejamento financeiro empresarial, não deixe de assinar a nossa newsletter e fique por dentro das melhores dicas para o seu negócio se destacar no mercado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This