Por que é importante usar a contabilidade na tomada de decisão?
contabilidade na tomada de decisão

Diariamente, empresas precisam tomar decisões importantes, necessárias para sua permanência no mercado e crescimento. No entanto, para definir as melhores práticas e caminhos a seguir, é preciso analisar indicadores, projeções e diversos aspectos técnicos para se fazer a escolha mais acertada. Com isso, a contabilidade na tomada de decisão se torna fundamental para que tudo saia de acordo com o planejado.

De maneira geral, a contabilidade permite análises importantes sobre a lucratividade da empresa, organização das despesas, previsão de crescimento e projeções de investimentos. Ou seja, usando as ferramentas contábeis adequadas, é possível identificar o que precisa ser melhorado na empresa ou mesmo, o que está dando certo e deve ser mantido.

Para você entender melhor sobre o assunto, abaixo explicamos os principais motivos que tornam a contabilidade muito importante para a tomada de decisões. Confira!

Antecipação diante de imprevistos

Mesmo quando as decisões estão tomadas e todo um planejamento já foi organizado, muitas vezes as empresas se deparam com situações inesperadas. E quando isso acontece, é preciso considerar uma mudança de planos e estratégias para seguir um novo caminho, certo?

Felizmente, você pode minimizar os efeitos de uma situação não planejada com a contabilidade. No processo de reserva de caixa, por exemplo, pode-se criar estratégias contábeis para contornar períodos difíceis, como crises financeiras, queda de vendas, entre outras situações.

Planejamento das despesas

Se o planejamento do orçamento doméstico é importante para manter as contas em dia, imagine a situação de empresas que não se preocupam em equilibrar suas contas mensais? Desse modo, a contabilidade deve ser a responsável por criar estratégias para balancear suas despesas e recebimentos em uma organização.

Aliás, as soluções propostas pela contabilidade não são importantes apenas para as grandes e médias empresas. Mesmo os pequenos negócios devem investir em um bom planejamento de despesas para que sua saúde financeira seja sempre mantida.

Possibilidades de expansão

Quando um negócio está estabilizado, o objetivo geralmente passa a ser investir em outras frentes para expandir as suas atividades. Contudo, para que esse crescimento seja possível, o primeiro passo é criar estratégias de investimentos baseadas na realidade da empresa.

As possibilidades de expansão se tornam reais quando os dados contábeis estão sempre atualizados, e as informações disponibilizadas são confiáveis. Dessa forma, as decisões podem ser embasadas na real situação do negócio, e não em projeções sem fundamentos.

Análises de lucros

As planilhas contábeis também são necessárias para se fazer análises de lucros ou prejuízos da empresa corretamente. Sem conhecer essas informações, o gestor não consegue traçar metas ou mesmo criar novos produtos e/ou serviços adequados para oferecer aos clientes.

Outro exemplo interessante de relatório que ajuda a guiar a empresa é o balanço contábil, que serve para analisar o equilíbrio entre o tamanho do patrimônio do negócio e seu nível de endividamento. Assim, é possível criar um plano de expansão com informações concretas e mais segurança nos resultados.

Cada vez mais gestores de pequenas, médias e grandes empresas têm percebido a necessidade e eficiência da contabilidade na tomada de decisão e gerenciamento. Caso não seja possível contar com um setor específico para isso dentro do seu negócio, a dica é contratar uma assessoria ou empresa especializada para ter esse tipo de suporte.

Gostou das dicas sobre contabilidade na tomada de decisão? Aproveite para seguir nossa página no Facebook e Instagram, e ficar por dentro de todas as novidades do blog!

BPO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This