Quando falamos em crescimento de uma empresa pensamos muito em expansão da equipe e da produção, mas esquecemos de que, com o aumento da estrutura, os gastos também se elevam e, com isso, os processos internos se tornam mais difíceis de controlar.
Neste texto, mostramos que há outro caminho para aumentar o valor de um negócio mantendo a capacidade produtiva atual: a consultoria de processos.
Responsáveis por desenvolver estratégias que auxiliam a otimização da gestão das atividades, as empresas de consultoria de processos podem ser o que seu negócio faltava para florescer. Continue lendo para entender!
O que é a consultoria de processos?
Pense no funcionamento de uma organização. Para que uma empresa opere são necessários diversos processos, desde o momento da produção até a venda, e qualquer falha nesse ciclo gera custos desnecessários. Por exemplo, se há um erro na contagem do estoque, vai ter uma compra a mais e, assim, um gasto indevido.
Com os procedimentos corporativos bem-definidos, sobretudo os processos administrativos financeiros — como contas a pagar, contas a receber, tesouraria, estoque e compras —, os recursos de uma empresa podem ser melhor utilizados e menos tempo vai ser desperdiçado na corporação.
É aí que entra a consultoria de processos. O seu papel é realizar uma análise dos procedimentos de uma instituição com o intuito de compreender o que precisa ser modificado para que haja um desenvolvimento eficiente da organização.
Como a consultoria de processos pode ajudar sua empresa a crescer?
O serviço prestado por uma consultoria vai desde o mapeamento das falhas nos processos de um negócio até o acompanhamento da implantação de procedimentos mais eficientes.
Entenda como cada uma das atividades prestadas por uma consultoria pode impulsionar o desenvolvimento de uma organização:
Mapeamento dos processos
A primeira etapa para melhorar a eficiência de uma empresa é coletar informações sobre seus processos. É preciso entender o funcionamento de cada etapa do ciclo produtivo para descobrir os pontos que podem ser melhorados ou, até mesmo, propor novos fluxos de trabalho.
Para isso, é feita uma modelagem, ou seja, o desenho do fluxo dos processos. Isso é fundamental para trazer clareza e organização das tarefas. Tudo deve ser feito com foco nos objetivos e nas necessidades da organização. A intenção é que, após o mapeamento e a modelagem, uma padronização dos processos seja feita com eliminação de tarefas dispensáveis, redução de custos e automatização de rotinas.
Formulação de um plano estratégico
Com o diagnóstico dos processos da empresa em mãos, é hora de definir como as mudanças exigidas vão ser realizadas. Assim, monta-se um plano estratégico com as metas e os planos de ação.
Nesse momento, já se sabe quais os impedimentos do aumento da produtividade e onde os recursos estão sendo desperdiçados. Dessa forma, é comum haver a padronização dos processos. Isso, por exemplo, vai evitar lapsos na administração financeira da empresa.
Em alguns casos, a terceirização de processos pode ser a melhor alternativa para melhorar o controle das finanças da empresa e proporcionar o desenvolvimento esperado. Cada estratégia será pensada de acordo com a condição da organização.
Avaliação de performance
O trabalho de uma consultoria não acaba com a implantação e padronização dos processos. As metas do planejamento devem ser acompanhadas e o desempenho dos processos precisa ser medido para que, se for o caso, haja uma readequação. É com a avaliação da performance que será possível perceber se os resultados esperados foram alcançados.
Como um investimento, a consultoria de processos traz retorno às empresas com o aumento da capacidade por melhoria dos processos e a economia de recursos. Assim, a companhia consegue lucrar mais e aumentar o seu valor no mercado.
Ficou interessado em uma consultoria de processos para sua empresa? Então, entre em contato com a MG Auditoria, Consultoria e Contabilidade e faça seu negócio crescer!
Deixe uma resposta