Projeção financeira: saiba como construir! Blog da MG
projeção financeira

Já pensou se você tivesse uma bola de cristal para prever o futuro da sua empresa? As coisas seriam bem mais fáceis, não é verdade? É claro que isso só existe nos contos de fada, mas o fato é que é possível prever o que vai acontecer no seu negócio, pelo menos no campo financeiro. Estamos falando do uso da projeção financeira.

Esse tipo de projeção ajuda o gestor a antecipar despesas e prever receitas, o que é fundamental para que ele faça um planejamento mais consciente e preciso. Basicamente, a ideia é avaliar o histórico da empresa e acompanhar o mercado para descobrir qual será o próximo passo no campo das finanças.

A seguir, resolvemos trazer algumas dicas para realizar uma boa projeção. Confira!

Adquira um software financeiro

Em primeiro lugar, é preciso ter uma situação financeira bem organizada e, o que é mais importante, fácil acesso aos dados de seu negócio. Sim, você pode fazer tudo manualmente, mas, para garantir a produtividade, a eficiência e a precisão, é muito importante contar com um software financeiro.

Esse tipo de sistema ajuda a automatizar todo o fluxo de caixa de sua empresa, o que é fundamental para conseguir informações rapidamente. O melhor de tudo é que a maioria dos sistemas mostra os indicadores de desempenho mais importantes para obter projeções.

Avalie ambiente interno e externo

Muitos gestores cometem o erro de avaliar apenas o ambiente interno, isto é, as contas da empresa.

Não seja esse tipo de empreendedor. Para fazer uma boa projeção financeira, é importante conhecer tanto o ambiente interno quanto o externo. Afinal, o mercado e a situação econômica do país podem afetar o negócio, certo?

No ambiente interno, o que você deve avaliar é o histórico do fluxo de caixa. Assim, é possível identificar períodos de sazonalidade, controlar o pagamento de dívidas, entre outros. Já no ambiente externo, é preciso ficar de olho nos principais índices econômicos, como o IPCA e a SELIC, além de acompanhar pesquisas de associações da sua área.

Fique de olho no ponto de equilíbrio

Qualquer projeção financeira precisa levar em conta o ponto de equilíbrio do negócio, mas o que isso significa?

O ponto de equilíbrio é o montante necessário para cobrir todas as despesas da empresa. Em outras palavras, é o momento em que as receitas são exatamente iguais aos custos.

Para que você considere a sua projeção como “fechada”, é sempre interessante verificar se, no longo prazo, o ponto de equilíbrio do seu negócio estará em dia. Assim você evita passar sufoco com os indesejáveis empréstimos, certo?

Conte com suporte externo

É interessante destacar que nem sempre o gestor possui o conhecimento necessário para realizar projeções financeiras. Por sinal, em alguns casos, a realização minuciosa de uma projeção financeira acaba tomando muito tempo do gestor, que poderia dedicar sua atenção à atividade-fim do negócio.

É por isso que o BPO (Business Process Outsourcing) ou, em português, a terceirização de processos da empresa, pode ser uma excelente maneira para realizar essa projeção. Profissionais qualificados verificarão a situação do seu negócio e farão uma previsão quase que vinda de uma bola de cristal.

Esperamos que esse material tenha ajudado você a entender um pouco mais sobre como realizar a projeção financeira. Dessa forma, temos certeza de que seu negócio prosperará, pois, é só dessa forma que é possível evitar cair nas armadilhas dos empréstimos e planejar melhor suas finanças.

Lembra quando falamos do fluxo de caixa? Esse assunto é importante para as projeções, certo? Então, confira o nosso post sobre o tema!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This