Qual a importância do bom relacionamento com stakeholders? - Blog da MG Auditoria, Consultoria e Contabilidade
Qual a importância do bom relacionamento com stakeholders?

Nunca é demais lembrar que as pessoas são o bem mais precioso de uma organização, já que elas estão inseridas em todos os processos da empresa — do planejamento à execução. O capital humano relevante de um negócio forma um conjunto chamado stakeholders, o qual não se limita à esfera interna. Por isso, o relacionamento com stakeholders é vital para o sucesso do negócio.

Mas quem são os stakeholders de uma empresa? Como identificá-los e preservar um relacionamento que seja benéfico para ambas as partes envolvidas? São essas as perguntas que serão respondidas neste post. Acompanhe!

Quais são os possíveis stakeholders de uma empresa?

Basicamente, a palavra stakeholder tem origem inglesa e deriva da junção de dois termos: stake + holder. O primeiro se refere ao interesse, enquanto o segundo aponta para um caráter participativo.

Essas pessoas são interessadas nas atividades da empresa porque apresentam alguma ligação (direta ou indireta) com ela. Entre outros aspectos, isso significa que o desempenho de uma organização afeta os stakeholders de alguma maneira.

Isso explica a preocupação dessas pessoas com os processos desenvolvidos pela empresa. Eles costumam acompanhar (de um modo relativamente próximo) o andamento do planejamento e das ações do negócio.

Se você estiver com dificuldades em visualizá-los, basta considerar essa lista:

  • fornecedores;

  • colaboradores;

  • investidores;

  • clientes;

  • influenciadores;

  • acionistas.

Além disso, é muito comum que os stakeholders apareçam sob a forma de grupos, como:

  • veículos de imprensa;

  • órgãos reguladores;

  • entidades governamentais;

  • organizações não governamentais (ONGs).

Como manter uma boa política de relacionamento com stakeholders?

Perceba que a união dessas pessoas (isoladas ou agrupadas) forma uma grande rede de relacionamento. Não é difícil imaginar o nível de impacto que cada relação pode causar em um negócio. Uma boa política deve seguir algumas premissas, abordadas na sequência.

Avaliação de influência

Depois de saber quem são os stakeholders da sua empresa, é preciso avaliar qual é o grau de influência exercido por cada um deles. Dessa forma, será possível estabelecer um equilíbrio de forças, considerando até a imposição de limites para intervenções.

Alimentação de interesse

Para que qualquer relação seja duradoura, há que se ter um cuidado na alimentação do interesse. Quando ele enfraquece, uma das possíveis consequências é o afastamento, seguido ou não do término do vínculo. No mundo dos negócios, o relacionamento funciona de um modo similar.

Logo, os stakeholders devem ser envolvidos constantemente. De certa forma, eles precisam “respirar a empresa”. Mais uma vez, a intensidade desse interesse depende do grau de proximidade de cada um deles com a empresa.

Determinação de papéis

O nível de intimidade entre a organização e os stakeholders também é essencial para a determinação dos papéis desempenhados por eles. A sua empresa deve saber exatamente o que esperar de um fornecedor. De modo semelhante, ela precisa desenvolver algumas previsões acerca do comportamento dos clientes.

Note que as expectativas da empresa mudam conforme o tipo de stakeholder. É primordial saber diferenciá-los para, então, estabelecer diferentes atuações. Cada parte terá a sua cota de responsabilidade e de contrapartida no negócio.

Nesse sentido, vale lembrar que a empresa também deve se mostrar confiável para os stakeholders. Para isso, é recomendável um processo de due diligence (diligência prévia, em português).

Esse processo é caracterizado por algumas ações avaliativas, efetuadas com o objetivo de averiguar a possibilidade de uma operação empresarial ser bem-sucedida. O procedimento pode ser orientado por empresas especializadas em serviços de consultoria de negócios.

O desenvolvimento e manutenção de um bom relacionamento com stakeholders é a chave para o sucesso do seu negócio. Observando todos esses pontos, certamente você conseguirá estreitar os laços com esses importantes parceiros!

Após conhecer a importância dos stakeholders para a sua empresa, você precisa se certificar de tomar as decisões certas! Para tanto, entre em contato conosco e descubra nossas soluções em due diligence! Com elas, o seu negócio se tornará muito mais estratégico e competitivo!

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