Qual é o papel do contador na empresa para levá-la ao sucesso?
qual é o papel do contador na empresa

A contabilidade é uma parte essencial de qualquer negócio. Ainda assim, muitos gestores de pequenas e médias empresas não consideram o contador uma peça imprescindível para suas operações financeiras. Mas será que essa decisão demonstra um bom entendimento de qual é o papel do contador na empresa?

Apesar de ter como função primordial o simples registro dos dados financeiros da empresa, a contabilidade é uma atividade muito complexa e que requer conhecimentos de legislação fiscal, tributária, trabalhista e previdenciária.

Um contador experiente pode ser de grande valia para o empreendedor ao dar conselhos sobre o melhor regime tributário para reduzir despesas ou interpretando os dados dos resultados da empresa para ajudar a projetar metas viáveis no planejamento estratégico, entre outras situações.

Veja a seguir diferentes momentos em que o contador faz toda diferença para o sucesso da empresa!

Na abertura da empresa

No momento da abertura da empresa, o papel do contador é realmente indispensável. É somente por meio de um profissional ou de uma empresa de contabilidade que o empreendedor consegue iniciar o processo de abertura e legalização de seu negócio.

O contador, além de ser um elemento obrigatório, é o profissional mais qualificado para orientar devidamente o proprietário sobre encargos e obrigações — legais, fiscais e contábeis — as quais as atividades de sua empresa estarão sujeitas.

Contar com uma assessoria profissional já na hora de estabelecer um contrato social, definir o regime tributário mais adequado e elaborar um cronograma para o recolhimento de impostos pode ser fundamental para o futuro sustentável do empreendimento.

Nas operação do negócio

Para o pequeno empreendedor, esse é o momento mais tentador de menosprezar o papel do contador. Delegar o controle financeiro para o gestor ou mesmo contratar os serviços contábeis de terceiros — mas priorizando o menor preço no lugar da qualidade — são oportunidades perdidas de utilizar todo o potencial de um contador experiente.

O contador pode ser instrumento de gestão. Além de ser mais indicado ter um profissional cuidando dos registros financeiros para garantir que não haverá erros nos relatórios, o contador experiente consegue identificar oportunidades de economia — reduzindo a carga tributária, por exemplo.

Outro fator importante para se levar em conta é o crescimento. Apesar de muitas empresas pequenas serem isentas de escrituração contábil, manter a documentação em dia desde o começo facilita a adaptação na hora em que o faturamento ultrapassar o limite do Simples Nacional e a escrituração completa passar a ser obrigatória.

Na empresa em crescimento

É aqui que o barato sai caro. Economizar com a contabilidade pode parecer uma decisão razoável no curto prazo, mas é uma aposta arriscada.

Talvez não fique evidente no dia a dia o quanto você pode estar perdendo por não ter a consultoria de um profissional contábil qualificado, mas contar com o auxílio e a experiência de um especialista na gestão da sua empresa pode fazer toda a diferença.

Especialmente no caso de escritórios especializados, que possuem uma equipe de contadores e advogados com experiência em empresas de diversos portes e setores, e podem trazer uma gama de conhecimentos muito mais ampla na hora de oferecer orientação para o planejamento estratégico do seu negócio.

Utilizar os dados gerados nos registros contábeis da empresa e contar com a análise de profissionais para auxiliar na tomada de decisões estratégicas é conhecido como contabilidade consultiva, um trabalho que pode impactar positivamente nos seus empreendimentos.

Por meio dela é possível identificar uma situação de insolvência financeira, propor maneiras de gerar mais caixa e até evitar que o negócio vá a falência por meio desse serviço de consultoria contábil.

Afinal, a escrituração contábil é uma parte importante da função de um contador, mas é apenas um meio e não o fim. Aproveitar o expertise do contador na análise e interpretação desses dados e relatórios financeiros para propor soluções: esse é o verdadeiro papel do contador na empresa!

Quer saber mais sobre contabilidade? Assine nossa newsletter e fique por dentro de mais assuntos como este.

BPO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This