Qual o papel da análise financeira para tomada de decisões? - Blog da MG Auditoria, Consultoria e Contabilidade
Qual o papel da análise financeira para tomada de decisões?

Após a abertura de uma empresa, é preciso tomar uma série de decisões fundamentais para seu sucesso. Nesse momento, basta uma análise equivocada para encaminhar o empreendimento a uma trilha de fracassos e, possivelmente, ruína. Para evitar esse cenário, é fundamental implantar um processo de análise financeira eficaz.

Para saber como deve ser feita uma análise financeira bem-sucedida, conhecer seu impacto nas tomadas de decisão e descobrir como facilitar esse processo, continue a leitura a seguir!

Como é feita a análise financeira do negócio?

Entre os muitos fatores a serem considerados, um dos mais importantes é a análise das demonstrações financeiras. E elas têm como base os seguintes aspectos:

  • fluxo de caixa;
  • balanço patrimonial;
  • Demonstrações do Resultado do Exercício (DRE).

Fluxo de caixa

Embora seja corriqueiramente negligenciado por muitos gestores inexperientes, o fluxo de caixa é como o coração da empresa. Nele, é registrada a circulação financeira do negócio. Portanto, ele merece muita atenção. Talvez, uma simples planilha não seja o suficiente para analisar todos os detalhes relevantes inerentes às entradas e saídas.

Com base no controle efetivo do fluxo de caixa, podem-se tomar decisões assertivas e elaborar um planejamento estratégico alinhado com os objetivos da companhia. Para isso, entretanto, o monitoramento deve ser contínuo — diário, semanal ou mensal.

Balanço patrimonial

Basicamente, o balanço patrimonial apresenta os valores recebíveis e os débitos da empresa. Sua vantagem está na visão panorâmica e abrangente propiciada pelos relatórios, que indicam ativos, passivos e patrimônio líquido da organização ao término de um ano.

Ao avaliar o balanço patrimonial, um analista financeiro é capaz de determinar se aquele momento é propício para um investimento. Assim, ele ajuda a evitar que a empresa tome uma decisão incorreta e totalmente prejudicial.

DRE

A DRE é um relatório que contempla os custos e as receitas do negócio. Com isso, ela apresenta os resultados de um determinado período. Vale enfatizar que, apesar de a DRE ser normalmente publicada ao término de um trimestre ou de um ano, ela costuma ser apresentada mensalmente para facilitar a administração financeira da organização.

A utilidade da DRE consiste na exibição do progresso ou regresso dos indicadores da empresa. Com isso, é possível reavaliar cada situação e corrigir os desvios de rota em tempo. A DRE está ligada aos ajustes efetuados no controle de estoque, na realização de investimentos e no planejamento estratégico de vendas.

Como facilitar a análise financeira e melhorar as tomadas de decisão?

Em um mundo profundamente globalizado e guiado pela internet, o valor de uma informação precisa tem peso de ouro. A parte difícil é descobrir qual é a informação diferenciada que a empresa necessita para crescer. A saída está no conhecimento detido por especialistas no assunto: as empresas de consultoria contábil.

A alta competitividade do mercado não admite que a gestão financeira seja amadora. Por isso, é imprescindível investir em alternativas que proporcionem resultados reais. Uma delas é a terceirização do processo de negócio (Business Process Outsourcing – BPO) no aspecto financeiro. Dessa forma, as tarefas administrativo-financeiras da empresa ficam com quem entende do assunto.

O BPO financeiro, então, é fundamental para que a análise financeira tenha respaldo. A partir dele, as tomadas de decisão estratégicas podem ser concretizadas com mais segurança.

Quer alcançar resultados no seu negócio? Então, em contato com a gente e saiba como podemos ajudá-lo. Estamos prontos para propor soluções que atendam às suas necessidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This