Quer atrais investidores? Saiba o que sua empresa pode fazer! - Blog da MG Auditoria, Consultoria e Contabilidade
Quer atrais investidores? Saiba o que sua empresa pode fazer!

Ao abrir um negócio, todo empresário mantém uma ideia fixa sobre um objetivo: crescer. Para isso, é essencial que a organização consiga efetuar investimentos pontuais. Porém, é comum que haja certa dificuldade em reunir todo o capital necessário. Nessas circunstâncias, a solução é atrair investidores.

Diferentes dos gestores, os investidores conseguem enxergar a empresa por meio de outro viés. Ao injetarem dinheiro em um negócio, isso significa que a empresa exibe certa credibilidade. Como consequência imediata, a organização amplia a reputação dela em todo o seu mercado de atuação.

Então, é evidente que as pessoas, possíveis consumidores e clientes, também verão a empresa com outros olhos. Afinal, o negócio receberá um aporte financeiro externo. O interesse financeiro de outras pessoas estimula a curiosidade em torno de uma marca, valorizando-a perante o público-alvo.

Mas como fazer isso? Continue com a gente e conheça as dicas para atrair o capital de terceiros para o seu negócio!

Tenha um plano de negócios

Basicamente, existem duas formas de empreender: de maneira amadora ou profissional. No primeiro caso, estão os empreendedores que negligenciam a elaboração de um plano de negócios. No segundo, estão aqueles que não conseguem imaginar a evolução da empresa sem um projeto bem definido.

O plano de negócios é substancial para:

  • obter empréstimos bancários;

  • determinar os objetivos do negócio;

  • vislumbrar os potenciais de crescimento econômico;

  • conhecer melhor o nicho de mercado no qual a empresa estiver inserida;

  • estabelecer projeções de receitas em médio e longo prazo.

Como você pode ver, não é pouca coisa. Todo esse leque acima pode — e deve — ser usado como base do discurso do empresário que deseja atrair investidores.

O próprio ato de criação do plano de negócios leva o empreendedor a mergulhar na atuação da sua empresa. Ele aprofunda os conhecimentos sobre a concorrência e visualiza com mais clareza o que precisa ser aprimorado.

Do mesmo modo, a visualização das oportunidades de crescimento se torna mais nítida. É aqui que entra a atração voltada aos novos investidores. Todo esse discernimento é fundamental na hora de convencer alguém a investir no seu negócio.

Identifique qual é o tipo de investidor ideal para a sua empresa

Os investidores analisam cada empresa minuciosamente. Você, como empreendedor, também deve avaliá-los. Isso é importante para definir qual é o estilo de investidor ideal para o seu negócio.

Deve haver uma sintonia de pensamentos entre empreendedor e investidor. Caso contrário, existe o risco de que ambos comecem a “falar línguas diferentes”. O investidor deve ajudar e não atrapalhar.

Portanto, prefira alguém que conheça minimamente aquele tipo de negócio. Essa proximidade facilita, inclusive, a tarefa de persuasão. Isso porque o investidor conhecerá os pontos fortes daquele nicho de atuação.

Invista no processo de due diligence

Finalmente, nada do que foi dito até aqui surte muito efeito sem um bom processo de due diligence. Por meio dessa cuidadosa auditoria, é possível desvendar as vulnerabilidades da empresa e se os resultados condizem com o planejamento estratégico.

O processo de due diligence também atesta o cumprimento de todas as obrigações (sejam contábeis ou trabalhistas) da empresa. Todo investidor que se preze levará esses fatores em conta antes de bater o martelo. Portanto, o due diligence é uma espécie de pré-requisito para que o seu negócio consiga atrair investidores e crescer.

E então? Você está pronto para conquistar um investidor especial e alavancar o crescimento do seu negócio? Acesse o nosso site e conheça soluções que se encaixam perfeitamente nas suas necessidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This