Terceirização de folha de pagamento: conheça os benefícios. Blog Mg
terceirização de folha de pagamento

A lei trabalhista do nosso país é, certamente, uma das mais minuciosas e complexas do mundo. Devido a essa realidade, muitos empreendedores têm optado por fazer a terceirização de folha de pagamento, transferindo a tarefa para uma empresa especializada no assunto.

Terceirizar serviços é uma prática que está tomando grandes dimensões no mercado. Assim, as empresas podem concentrar-se em seus processos sem se preocupar com a elaboração de tal documento.

Quer conhecer um pouco mais sobre essa tendência? No post de hoje, reunimos os principais benefícios que esse tipo de serviço pode trazer. Acompanhe!

O processo de terceirização de folha de pagamento

A folha de pagamento, por ser bastante rigorosa e detalhista, pode gerar dúvidas na hora que está sendo confeccionada. A diferenciação de cada ramo de atividade e a variação nos valores de tributos da empresa confundem ainda mais esse trabalho.

Portanto, o departamento responsável pela confecção desse documento precisa conhecer cada minúcia da legislação e se atualizar frequentemente. O diferencial das empresas que prestam esse tipo de serviço é justamente oferecer as informações necessárias aos profissionais do setor, para que eles estejam sempre inteirados das mudanças.

Por ser uma atividade imprescindível para o controle financeiro do negócio e até mesmo por prestar um serviço de qualidade percebida pelos funcionários, a prestadora terceirizada diminuirá prováveis erros, fazendo o que for preciso para torná-los inexistentes.

A redução de custos

A terceirização da folha de pagamento pode gerar menos custos do que manter os serviços dentro da corporação. Isto é, a confecção mensal de tal documento exige que a empresa invista na contratação de equipes ou tenha um setor específico para fazer a gestão da folha de pagamento.

Por meio da terceirização, isso não é necessário: a terceirizada conta com um time especializado para exercer esse tipo de função, além de garantir maior segurança quanto ao surgimento de eventuais reclamações e multas trabalhistas por erros/falhas de lançamentos.

Entre as principais atividades do processo de elaboração da folha de pagamento que podem ser terceirizadas estão as seguintes.

Obrigações mensais:

  • admissão e demissão de funcionários, bem como confecção e envio do relatório CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados);
  • cálculo das folhas de adiantamento (vales) e pagamento;
  • registro no cadastramento no PIS e nas carteiras de trabalho;
  • emissões de demonstrativos de pagamentos;
  • elaboração e emissão dos avisos e recibos de férias;
  • preenchimento e emissão das guias de encargos sociais — IRPF, INSS, FGTS, tributos sindicais e outros.

Obrigações anuais:

  • cálculo do 13.º salário;
  • emissões dos informes de IRPF;
  • confecção e envio dos relatórios RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) e DIRF (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte);
  • acompanhamento dos cálculos dos reajustes salariais.

O aumento da eficiência na gestão do core business

Ao contratar serviços terceirizados para solucionar as necessidades das tarefas cotidianas e não estratégicas, o seu negócio não obtém somente a diminuição de custos.

Ele também passa a focar mais a gestão de outros assuntos essenciais para otimizar e gerar competitividade nas atividades que, por sua vez, contribuem para o sucesso da empresa — tais como o desenvolvimento de lideranças, a criação de políticas estratégicas e o gerenciamento de mudanças.

Esperamos que os benefícios da terceirização de folha de pagamento citados neste post possam tê-lo convencido a contratar esse tipo de serviço na sua empresa.

Aproveite a oportunidade e assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos interessantes como este. Até a próxima!

BPO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This