Veja a importância de contar com relatórios gerenciais atualizados sobre a saúde da empresa - Blog da MG Auditoria, Consultoria e Contabilidade
Veja a importância de contar com relatórios gerenciais atualizados sobre a saúde da empresa

Planejamento e controle são duas ferramentas-chave que devem fazer parte do dia a dia de qualquer empresa, em todos os departamentos. Nesse sentido, os relatórios gerenciais são fundamentais para que os gestores possam ter informações concretas a respeito do andamento do negócio e, consequentemente, as tomadas de decisões serão muito mais fáceis e acertadas.

Esses relatórios podem e devem ser feitos nos diferentes setores da empresa, como o financeiro, produção,contabilidade e, até mesmo, atendimento ao cliente. No entanto, os mais comuns são relatórios gerenciais relacionados ao controle de recursos da empresa, que são essenciais para identificar a saúde financeira do negócio, despesas que podem ser reduzidas, entre outras falhas que possam estar causando impactos negativos.

Mas para que esses relatórios possam ajudar efetivamente os gestores, eles precisam ser atualizados constantemente, além de abrangerem informações completas, com detalhes importantes sobre o andamento do negócio.

Quais são os relatórios mais importantes?

Falando especificamente dos relatórios que ajudam a identificar e controlar a saúde financeira da empresa, podemos selecionar os seguintes como sendo os mais importantes:

  • relatório de fluxo de caixa;
  • relatório de inadimplência;
  • relatório de despesas e receitas.

Cada um deles demonstra informações específicas, mas que se complementam e são essenciais para um controle financeiro rigoroso e eficiente. O relatório de fluxo de caixa é o responsável por mostrar todos os recursos financeiros que entram, como o recebimento de prestação de serviços, e também o dinheiro que sai da empresa, como o pagamento de contas.

Como o próprio nome diz, o relatório de inadimplência é o que vai mostrar dados referentes aos clientes devedores da empresa. Com essas informações, o gestor conseguirá definir se continuará ou não liberando crédito, quais serão as restrições impostas aos devedores, entre outras ações.

Já o relatório de despesas e receitas também está relacionado ao caixa, sendo essencial para ajudar na negociação de prazos para pagamentos, compras, entre outras atividades. Ou seja, tudo está relacionado entre si, no entanto, para manter um certo nível de organização, é indicado que cada relatório seja feito para demonstrar situações específicas.

Qual a importância para a empresa?

Todos esses relatórios reúnem informações relevantes para gerentes, gestores, contadores e diretores de empresas, que a partir deles terão informações e análises importantes que ajudarão a guiar os próximos passos do negócio. Claro que nem sempre é fácil criar relatórios, especialmente aqueles que envolvem números, no entanto, eles são indispensáveis para uma análise mais técnica das finanças corporativas.

Além do mais, os benefícios obtidos a partir desses documentos são incontáveis, pois eles têm a capacidade de reunir informações importantes e agrupá-las em períodos específicos, como quinzena ou mês. Com isso, o gestor terá sempre à sua disposição dados referentes aos mais variados períodos da empresa para fazer comparações, análises e traçar estratégias.

Como fazer os relatórios gerenciais?

Para fazer os relatórios gerenciais, é indicado que profissionais qualificados sejam os responsáveis pela coleta e atualização dos dados. Outra dica é apostar nos softwares de gestão que permitem a realização mais rápida e eficiente do trabalho. E para as empresas pequenas que, na maioria das vezes, não contam com colaboradores voltados para essas funções específicas, vale a pena procurar empresas e consultorias especializadas.

Aliás, seja qual for o porte da empresa, não tenha dúvidas de que esses relatórios serão algumas das ferramentas mais importantes para ajudar na expansão do negócio. Afinal, sem que a saúde financeira esteja em dia, será praticamente impossível investir em novas estratégias e planos de crescimento.

E se você gostou deste post sobre relatórios gerenciais, aproveite para entrar em contato conosco para conhecer as soluções contábeis que temos a oferecer para a sua empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This