Veja como definir prioridades de tarefas para ter mais produtividade - Blog da MG Auditoria, Consultoria e Contabilidade
Veja como definir prioridades de tarefas para ter mais produtividade

Você sabe qual a coisa mais importante a fazer para ter uma boa administração do tempo, tanto no trabalho quanto em casa? Não? Definir prioridades pode ser a chave para o seu sucesso.

A primeira medida a tomar é organizar as tarefas. A organização e o planejamento são cruciais para alcançar objetivos. Com as informações em mãos de forma ordenada, é mais fácil definir o que é mais importante e mais urgente.

Apresentamos, a seguir, quatro critérios que podem ser utilizados para tornar mais fácil a definição de prioridades no dia a dia. Interessado? Então, continue com a gente!

Entendimento geral

Antes de tudo, é preciso observar qual a sua responsabilidade em relação àquela tarefa. Por exemplo, quando você entende um processo de forma mais ampla ou até em seu todo, seja ele no trabalho, seja em qualquer outra atividade, é possível enxergar de maneira mais clara a importância de cada etapa.

Isso facilita bastante a tomada de decisão e ajuda a definir o que é mais urgente ou mais importante naquele momento. Quando não se conhece bem um processo, por outro lado, é preciso se informar com os responsáveis antes de agir sobre ele  para que, assim, consiga obter melhores resultados.

Critérios de prioridade

Este é um passo muito importante na ordenação estrutural das tarefas. Não é tão fácil separar aquilo que é mais importante daquilo que é mais urgente. Vamos, então, a duas definições simples e de fácil entendimento:

  • importante: é tudo aquilo que pode trazer resultados;
  • urgente: é tudo aquilo que precisa ser resolvido o quanto antes e que, se não for resolvido, pode causar problemas e se tornar prejudicial.

Um facilitador na hora dessa definição de hierarquia é que uma tarefa pode se encaixar nas duas ou em nenhuma definição. Assim, o que é importante e urgente deve ser resolvido o mais rápido possível.

Estimativa de tempo

Procure sempre definir prazos para a conclusão das tarefas, principalmente para aquelas que estão em foco em razão de seu nível de prioridade. Se os gerenciamentos de tempo e a organização forem ruins, podem haver erros na hora de calcular os prazos de cada atividade. Por isso, é muito importante ter boa organização.

Quando permite resolver mais problemas em menos tempo, o processo é considerado mais eficiente.

Metas diárias

Sim, você deve criar metas para solucionar problemas ou tarefas, de acordo com suas prioridades. Evite postergar as atividades: trace metas diárias e tente sempre cumpri-las adequadamente para obter os melhores resultados possíveis.

Cada vez fica mais difícil fazer o gerenciamento do tempo e cada segundo livre pode se tornar precioso, pois pode ser usado com a família, para o lazer e até mesmo para melhorar a produtividade no trabalho.

Pode parecer difícil, mas não é: basta saber definir prioridades, se organizar melhor, estudar como encaixar as tarefas no dia e pronto.

Gostou do nosso post? Consegue agora definir melhor as prioridades para as tarefas do seu dia a dia? Então compartilhe-o nas suas redes sociais para que seus amigos e familiares também possam ter um maior domínio sobre suas atividades!

BPO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This