Veja como promover inovação nas empresas com metodologias ágeis - Blog da MG Auditoria, Consultoria e Contabilidade
Veja como promover inovação nas empresas com metodologias ágeis

A inovação nas empresas é a forma mais eficiente e segura de manter a competitividade e a melhora do desempenho de qualquer negócio. Existem diversas maneiras de criar diferenciais competitivos que podem contribuir para um bom posicionamento da sua empresa no mercado, mas muitas delas têm cada vez menos efeito.

É por isso que a inovação ganhou o protagonismo e a importância que possui na atualidade. Porém, não basta sermos criativos e inventivos para promover a inovação — que é caracterizada, sobretudo, pelo sucesso de uma invenção ou inovação no mercado.

Há várias estratégias para ajudar você a ir além. Entre elas, destacam-se metodologias ágeis como o Scrum e o Kanban. Neste post, você vai entender o que são e como você pode se beneficiar delas para promover a inovação na sua empresa. Confira!

O que são metodologias ágeis?

A tomada de decisão costuma ser uma discussão sempre presente no processo de gestão das empresas. Da mesma forma, o planejamento deve registrar e guiar a execução das estratégias definidas pelo gestor. Mas, como organizar tudo isso?

Recentemente, por influência do surgimento das startups, algumas metodologias práticas, ágeis e visuais têm ganhado destaque nos processos de gestão. Isso porque ambientes de negócios mais dinâmicos exigem decisões e execuções mais rápidas.

As metodologias ágeis ajudam a acelerar esses processos. Basicamente, elas procuram entregar qualidade com rapidez e eficiência. Dentre as várias metodologias utilizadas em gestão de projetos, destacamos duas bastante conhecidas: o Scrum e o Kanban.

Scrum 

O Scrum divide a execução de projetos em ciclos rápidos que são chamados de sprints. Eles têm duração determinada e são acompanhados periodicamente por meio de reuniões de curta duração, o que torna o processo bastante objetivo e dinâmico.

Por meio de quadros e ferramentas visuais, o trabalho é desenvolvido por equipes pequenas. Elas se mantêm focadas na priorização das atividades, criando um ambiente que estimule e favoreça a cooperação e o trabalho em grupo.

Kanban

Kanban é um termo de origem japonesa que se traduz por “cartão”. O método ficou muito popular devido ao sistema de produção das fábricas do Japão, país que se tornou referência histórica em produtividade e qualidade.

Nesta metodologia, um quadro representativo dos estágios de um projeto é usado como mural. Esse quadro recebe cartões (muitas vezes, em formato de post-its) que, por sua vez, indicam as tarefas e necessidades que devem ser realizadas em cada fase.

Costuma ser um método bastante dinâmico, já que os cartões vão mudando de status conforme as tarefas são realizadas. Eles podem ser substituídos, eliminados e acrescentados de acordo com a necessidade de ajustes durante o processo.

Como essas metodologias geram inovação nas empresas?

As metodologias ágeis contribuem para a inovação nas empresas porque facilitam a execução de novas ideias, produtos e modelos de negócio. A própria aplicação destas metodologias por si só já representam a busca pela inovação.

Tanto no Scrum quanto no Kanban, o formato visual e a agilidade de planejamento, execução e ajustes constantes organizam o modelo de gestão operacional e o flexibilizam, criando um ambiente mais favorável à inovação.

Uma boa alternativa para aplicar essas metodologias de inovação na sua empresa é o Business Process Outsourcing. Além de reduzir custos causados pela área financeira, o BPO contribui para a melhoria dos processos com a visão especializada de uma equipe de consultoria externa focada na resolução de problemas antigos.

Grande ou pequeno, experiente ou novo no mercado, não importa. Qualquer um pode se beneficiar das metodologias ágeis na inovação das empresas. Inovar é uma característica que pode ser desenvolvida a qualquer momento. Por isso, experimente o Scrum ou o Kanban para otimizar a gestão dos processos do seu negócio. 

Se você está em dúvida sobre como começar a aplicar essas metodologias para promover a inovação na sua empresa, entenda a importância da consultoria empresarial e como ela pode ajudar na gestão dos seus processos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This