Veja por que você precisa desenvolver cultura empresarial em seu negócio

 

As expressões já consagradas “jeitinho brasileiro”, “pontualidade britânica” e “dedicação japonesa” refletem somente estereótipos? Na verdade, por trás dessas frases são transparecidos os costumes desses povos. São pequenos traços que, em conjunto, revelam aspectos da cultura de uma nação.

Com uma empresa não é diferente. Ela também possui sua cultura e seus traços característicos. São eles que determinam a forma como os colaboradores vão se relacionar e exercer suas funções. Mas, como desenvolver uma cultura empresarial em seu negócio? Acompanhe este texto e saiba como.

Afinal, o que é a cultura empresarial?

É muito difícil definirmos o que é cultura, não é verdade? Alguns ainda associam o tema com assuntos ligados às artes, mas essa é apenas uma visão limitada do termo. Na verdade, cultura é tudo aquilo que produzimos enquanto sociedade, mas principalmente, nossos códigos de ética e de conduta.

A cultura é a impressão digital de determinado conjunto de pessoas. Quando pensamos na cultura organizacional, a mesma regra se aplica. Ou seja, devemos conferir de que forma os profissionais se relacionam, desenvolvem suas tarefas e qual é o seu comportamento, de uma forma geral.

Como desenvolver uma cultura empresarial forte?

Toda empresa possui uma cultura, independentemente do fato de o gestor se esforçar para moldá-la ou não. Acontece que, diante da inércia do empreendedor, a cultura de uma empresa pode sair do controle e muitas vezes o resultado não é desejável.

Por isso, é sempre bom definir os valores, a visão e a missão da empresa. Esses elementos são estabelecidos no planejamento estratégico do negócio. Os valores são códigos de ética e de conduta. Já a visão é o norte que a empresa quer seguir no longo prazo. Por fim, a missão é o impacto que o negócio pretende causar na sociedade.

Todos esses elementos são fundamentais e precisam ser pensados para que o gestor consiga moldar a cultura organizacional, mas não pode parar por aí. É muito importante que todos os profissionais que têm cargos de gerência, por exemplo, ajam como verdadeiros líderes, para transmitir e reforçar essa cultura diariamente.

Por que desenvolver uma cultura empresarial?

Ainda tem dúvidas se realmente é importante desenvolver uma cultura empresarial? Então, vamos mostrar os principais motivos para agir de maneira proativa e começar esse processo na sua empresa.

Melhora a integração do time

Quando todos estão alinhados com uma cultura, aumentamos o nosso senso de pertencimento àquela sociedade. O mesmo vale para as empresas. Uma cultura forte é capaz de criar uma coesão no time, fazendo com que todos caminhem no mesmo sentido e compartilhem de valores semelhantes.

Aumenta o foco em resultados

Outro grande benefício de desenvolver uma cultura organizacional forte é o fato de que os colaboradores se sentem mais focados em resultados. Afinal, a visão de negócios já foi estabelecida, então todos sabem exatamente qual é a direção que a empresa quer tomar nos próximos anos.

Favorece o clima organizacional

Uma cultura forte também é refletida no clima organizacional. Afinal, como vimos, a prática aumenta a integração do time, o que favorece o relacionamento entre os colaboradores, deixando o clima muito melhor. Assim, todos se sentem mais motivados para trabalhar e, é claro, para conquistar mais resultados.

Estimula a comunicação

Para fechar, é importante ressaltar que a comunicação é um elemento muito importante para o fortalecimento de uma empresa. Quando a cultura é forte, todos falam a mesma “língua”, o que favorece a troca de ideias, a inovação e a resolução de problemas. Como resultado, a empresa passa por um processo de aprimoramento constante. Esse é um dos maiores benefícios de desenvolver uma cultura empresarial forte.

Agora que você já sabe que a cultura empresarial não é apenas um detalhe na gestão organizacional. Na verdade, ela deve ser tratada como uma prioridade, pois é justamente por conta dela que é possível desenvolver uma empresa mais resiliente e focada no futuro. Pense muito bem em tudo aquilo que você espera do seu negócio e comece a investir na cultura da sua empresa!

Se você gostou deste post, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de outros assuntos relacionados à gestão empresarial!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This