Você sabe quais são os documentos para abrir uma empresa? Veja aqui!
documentos para abrir uma empresa

Nos últimos anos, com os altos números de desemprego registrados no Brasil, muitas pessoas viram no empreendedorismo a saída para dar continuidade à carreira. O problema é que a burocracia e o excesso de documentos para abrir uma empresa são fatores que podem desanimar os interessados.

De fato, há muitas providências que precisam ser tomadas para registrar o seu empreendimento, mas não é preciso se desesperar, pois você pode contar com a ajuda de um profissional da área contábil para auxiliar nessa tarefa. Veja a seguir alguns dos documentos necessários para que você possa abrir uma empresa:

Registro do CNPJ

O CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) é a identidade da sua empresa. O número é gerado após o registro da organização e a partir da obtenção você se torna contribuinte como Pessoa Jurídica.

O momento do registro também é muito importante porque é nesta ocasião que você definirá quais são as atividades principais e secundárias da sua empresa. Isso vale não apenas para efeitos de tributação, mas também para viabilizar a fiscalização do seu negócio. O SEBRAE aconselha que você tenha uma atividade principal e, no máximo, 14 atividades secundárias.

Inscrição Estadual

A inscrição estadual é necessária para empresas que trabalham com venda de mercadorias ou produção de bens. Nestes casos, o registro é feito na Secretaria Estadual da Fazenda e é obrigatória para que você obtenha a inscrição no ICMS.

A solicitação pode ser feita pela Internet, mas nesse caso é obrigatório que haja um contador pré-autorizado que possua a senha de acesso ao sistema.

Contrato Social

O contrato social é a peça na qual você define os interesses das partes (sócios), os objetivos da empresa, além de descrever o aspecto societário e a forma de integralização das cotas para cada um dos associados.

Para validar o seu contrato social, você precisará de um advogado, que não apenas revisará o documento como dará um visto obrigatório para o registro. As únicas exceções para essa exigência são as micro e pequenas empresas, conforme prevê o estatuto da categoria.

Registro na Junta Comercial

Quando você nasceu, seus pais o levaram a um cartório no qual você obteve sua certidão de nascimento. No caso do nascimento da sua empresa, o mesmo procedimento deve ser feito, porém na Junta Comercial da sua cidade. Lá você fará o registro da organização e receberá um registro de funcionamento.

A partir desse momento, a sua empresa passa a existir oficialmente e já pode operar no mercado. É o último passo dos registros legais e, para obtê-lo, é necessário apresentar o Contrato Social e os documentos pessoais de cada sócio.

É bom lembrar que cada Estado possui seus próprios requisitos em relação aos procedimentos e documentos necessários para abrir uma empresa. Se você pretende abrir um negócio em Recife, por exemplo, o recomendado é dar uma olhada no site da Prefeitura Municipal para conferir quais são especificidades.

Como você pôde ver, a burocracia pode trazer alguma dificuldade para que você finalmente tenha o seu negócio próprio. Mas tudo isso pode ser facilitado com a presença de um assessor contábil especialista no assunto, pois ele já sabe exatamente quais são os documentos para abrir uma empresa. Além de agilizar o processo, o profissional deixará tudo pronto para operar, sem nenhum erro ou dor de cabeça no futuro.

Gostou deste artigo? Que tal aproveitar que já está no nosso blog para se informar ainda mais sobre o assunto? Clique aqui e veja quais são as principais declarações obrigatórias de contabilidade. Boa leitura!

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